Portal Caparaó - Produtor das Matas de Minas é um dos campeões nacionais do 33º Prêmio Illy de Qualidade do Café
Agronégocios

Produtor das Matas de Minas é um dos campeões nacionais do 33º Prêmio Illy de Qualidade do Café

27/03/2024 - Atualizado em 27/03/2024 15h43

SÃO PAULO (SP) - O Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso chega à sua 33ª edição e revela os produtores e as regiões brasileiras que estão em evidência  no saboroso universo da illycaffè, empresa reconhecida por oferecer o melhor café sustentável ao mundo.

O grande destaque da noite vai para o Estado de Minas Gerais, de onde saíram os três grandes vencedores da edição, entre eles o produtor Matheus Lopes Sanglard, das Matas de Minas. Com propriedade em Araponga, Matheus tem participado assiduamente da premiação com suas amostras e já foi finalista algumas vezes em outras edições.

Os outros dois mineiros vencedores desta edição foram: Flávio da Costa Figueredo (Sul de Minas) e Décio Bruxel (Cerrado Mineiro). Os três ganham uma viagem ao exterior para participar do 9º Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, que reúne em disputa os 27 cafeicultores selecionados de 9 países que fornecem grãos para o exclusivo blend illy.

Durante a premiação foram também revelados os produtores vencedores nacionais que ficaram em 2º lugar em suas regiões e os ganhadores do Prêmio Classificador do Ano, cujo objetivo é reconhecer o esforço e dedicação dos classificadores na busca constante pelo café sustentável de qualidade. E neste ano, o segundo lugar das Matas de Minas ficou com o produtor de Araponga, Raimundo Dimas Santana conhecido por suas conquistas em outras edições e pelo primeiro lugar conquistado em 2017 e 2019. Em 2023 ficou novamente entre os vencedores, conquistando o segundo lugar nacional e foi para Nova York receber seu prêmio durante a cerimônia do 8º Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy. A região também se detacou no Prêmio Classificador do Ano, com o segundo lugar conquistado por Edenilson de Oliveira Cabral, das Matas Estate Coffee, de Viçosa.   

Reforçando seu apoio às práticas ambientais sustentáveis que fazem parte de seu estatuto como empresa B Corp e comprometida em mitigar os efeitos das mudanças climáticas em toda a cadeia de fornecimento, começando pelo cultivo do café, a illycaffè promove o modelo sustentável de agricultura regenerativa, que permite regenerar naturalmente o solo e reduzir as emissões de CO2. Referência em cultura e excelência do café, a illy compra diretamente dos produtores, em um processo de sustentabilidade econômica, social e ambiental que percorre toda a cadeia de abastecimento, de acordo com o protocolo Sustainable Procurement Process da DNV e com os objetivos dos ODS das Nações Unidas.

A cerimônia realizada em São Paulo contou com as presenças do presidente da illycaffè, Andrea Illy e da diretora de Ética, Anna Illy. Os vencedores foram selecionados pela Comissão Julgadora do Prêmio, composta por especialistas que analisaram as 760 amostras inscritas das principais regiões produtoras de café arábica do país.

A premiação, que teve início em dezembro de 1991, ficou conhecida por mudar para sempre o rumo da produção cafeeira no país. Uma iniciativa pioneira que já reconheceu mais de mil e quinhentos cafeicultores brasileiros e entregou mais de R$ 8 milhões em prêmios. Um projeto que atravessou fronteiras e inspirou o Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, levando o conceito de qualidade, bem-estar e sustentabilidade propostos pela illycaffè a vários cantos do mundo. O café brasileiro está entre os seletos grãos do único e exclusivo blend illy, que é degustado diariamente em 8 milhões de xícaras de café servidas em mais de 140 países ao redor do mundo.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.