Portal Caparaó - Seminário Educação no Trânsito em Manhuaçu
Geral

Seminário Educação no Trânsito em Manhuaçu

26/09/2009 - Atualizado em 28/09/2009 14h53

Trânsito, Educação e Cidadania. Esse conjunto resume muito bem os resultados da comemoração da Semana Nacional do Trânsito em Manhuaçu. Depois de uma série de ações com a comunidade e escolas, a lição final foi um grande Seminário sobre Educação no Trânsito.  Para coroar a mobilização, estudantes participaram da premiação da campanha Olho Vivo na Faixa, que completou três anos.

Resultado da união entre Conselho Municipal de Segurança Pública (Consep), Stagium Treinamentos e Prefeitura de Manhuaçu, o Seminário Educação no Trânsito lançou um novo olhar sobre a questão. Durante toda a manhã de sexta-feira, duas palestras mostraram que a educação e a gestão do trânsito precisam de maiores investimentos e atenção. Na primeira abordagem “A importância da Gestão Municipal e Campanhas Educativas de Trânsito”, com o antropólogo, Ronaro Ferreira. Em seguida, “Trânsito: Responsabilidade de todos”, com o Presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Minas Gerais, Rodrigo Fabiano da Silva.

Para um público superior a 250 participantes, o Seminário foi um marco importante para lançar novas discussões e iniciativas em favor de um trânsito mais humano, cordial e organizado.

SUCESSO

Para o Presidente do Consep, Cláudio Finey, a realização do seminário demonstra mais uma vez o papel do Consep.  A entidade, com apoio de vários segmentos, lidera diversas organizações para que as coisas aconteçam. É um fator de mobilização significativo. “Buscamos a conscientização e soluções para o trânsito caótico que está em nossa cidade. Entendemos que nós não vamos resolver tudo, mas a comunidade em geral é que vai ajudar a buscar soluções e melhorar a qualidade do trânsito, com educação, cidadania e respeito”, acrescentou o presidente.

Além de Cláudio, compuseram a cerimônia de abertura o Secretário Marco Antonio Pereira Dutra – Representando o Prefeito Sérgio Breder; Presidente da Câmara Toninho Gama, Coordenador da Stagium Treinamentos Fernando Portes, Comandante do Policiamento Capitão Luciano Reis, Delegado de Trânsito Eustáquio Leite, Tenente Washington do Corpo de Bombeiros e Lander Ker Werner da Polícia Rodoviária Federal.

Segundo o idealizador do seminário, Fernando Portes, tratar da educação no trânsito é fundamental. “O evento é para agregar ainda mais as campanhas que o Consep vem idealizando. De fato falar de educação no trânsito é muito pertinente porque o Brasil gasta hoje mais de 8 bilhões com acidentes e quando se trabalha a prevenção nós conseguimos amenizar a situação atual”, finalizou.

CIDADANIA

Na parte final do evento, uma brilhante apresentação teatral do Grupo 4 Ases e as homenagens aos parceiros da campanha Olho Vivo na Faixa: Adejair Barros; José Hermes (in memorian); professora Lilia Ruth da Cunha; Adapte Publicidade; Capitão Luciano Reis; Flávio Gonçalves Lacerda; Lúcio Magno Abreu; Moto Clube Águias Indomáveis; Superintendência Regional de Ensino; Colégio Tiradentes; Câmara de Manhuaçu e Ministério Jovem da 1ª Igreja Batista.

No concurso para escolha do nome do mascote da campanha Olho Vivo na Faixa, houve um empate. O nome escolhido foi Vivinho. O Comandante do 11° BPM Tenente-coronel Ney de Castro sorteou entre as quatro escolas. Foi contemplada a Escola Estadual Salime Nacif, com uma TV 29”, a professora Cirlene Rosendei Pena com uma bicicleta  e aluna Gabriela Henrique Domingos também ganhou uma bicicleta

As alunas das escolas Antonio Welerson, Monsenhor Gonzalez e Cordovil Pinto Coelho ganharam uma bicicleta cada uma, doadas pelos vereadores Toninho Gama e Fernando Lacerda e pelo Vice-Prefeito Adejair Barros.

O Seminário teve o apoio da Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil e Câmara Municipal.

Carlos Henrique Cruz / Geilson Dângelo - 26/09/09 - 10:10 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.