Portal Caparaó - Ipanema se prepara para mais uma edição da Festa do Queijo
Economia

Ipanema se prepara para mais uma edição da Festa do Queijo

03/04/2024 - Atualizado em 04/04/2024 07h41

IPANEMA (MG) - Com muita empolgação, a Prefeitura de Ipanema se prepara para a edição deste ano da “Festa do Queijo”, principal evento do município e uma das mais tradicionais festas de toda a região, trazendo novidades que prometem tornar o evento ainda mais animado.

Nos últimos anos, Ipanema tem se tornado uma cidade festiva, muito visitada durante os vários eventos e festas realizadas pela administração municipal, atraindo turistas de todos os municípios vizinhos e de diversas regiões de Minas e de outros estados brasileiros.

Como informa a assessora de Comunicação da Prefeitura de Ipanema, Carol Alencar, a edição 2024 da tradicional Festa do Queijo está marcada para acontecer no período de 29 de maio e 1º de junho, trazendo uma programação variada, visando agradar ao público de todas as idades.

Neste ano, a Prefeitura de Ipanema programou uma novidade que, de acordo com Carol Alencar, promete empolgar à população local e aos visitantes de outras cidades. Trata-se da 1ª edição da Corrida do Queijo, a ser realizada nos dias 08 e 09 de junho, exatamente uma semana após a Festa do Queijo. “A Corrida do Queijo será uma competição de rua no primeiro dia e a prova de ciclismo no segundo. Os participantes terão o privilégio de percorrer pontos estratégicos das fazendas produtoras de queijo da região, em um cenário deslumbrante e repleto de história. A premiação em dinheiro para os vencedores das categorias garantirá ainda mais emoção e competitividade aos eventos”.

Programação

Como esclarece Carol Alencar, a 14ª edição da Festa do Queijo será aberta na noite de quarta-feira, 29, com um espetáculo gospel, seguido por um show católico. “Ainda na quarta-feira, acontecerá uma mostra de queijos artesanais, organizada pela Emater e Secretaria Municipal de Agricultura, oferecendo aos visitantes a degustação dos deliciosos produtos locais”.

Na quinta-feira, 30, e na sexta, 31, as festividades ganham ainda mais intensidade com os aguardados desfiles, pesagem e corte do queijo e do doce de leite gigantes, além da distribuição dos produtos e a famosa queimadinha, contando com as presenças de diversas autoridades locais e regionais.

Segundo o prefeito Júlio Fontoura, a feira de queijos artesanais especiais é o resultado do investimento da Prefeitura de Ipanema na capacitação dos produtores rurais. “Essa iniciativa não apenas valoriza a tradição queijeira da região, mas também fortalece a economia local e promove a sustentabilidade”.

Júlio Fontoura mostra-se muito confiante de que tanto a Festa do Queijo quanto a Corrida do Queijo alcançarão o esperado sucesso, trazendo para Ipanema um excelente número de visitantes, superando as edições anteriores. “

Com todos esses atrativos, 2024 promete ser um ano de Festas Gigantes em Ipanema, onde o sabor, a cultura, o turismo e desenvolvimento econômico se encontram para celebrar a riqueza e a diversidade da nossa encantadora cidade”.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.