Portal Caparaó - Sindicato Rural de Manhuaçu inaugura a loja Empório da Paixão
Agronégocios

Sindicato Rural de Manhuaçu inaugura a loja Empório da Paixão

10/04/2024 - Atualizado em 10/04/2024 15h47

MANHUAÇU (MG) - O Sindicato dos Produtores de Manhuaçu celebrou, nesta terça-feira (9), a inauguração da sala Empório da Paixão, em homenagem a Isaura Pereira da Paixão, uma pessoa que por longos prestou serviço relevante às famílias rurais.

A cerimônia de inauguração, contou com a presença do presidente do Sindicato Rural, Antônio Teodoro Dutra, autoridades locais, representantes de instituições, funcionários do sindicato, Senar, além do Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Almeida Pereira Fernandes, Antônio Pitangui de Salvo (Presidente do Sistema Faemg /Senar) e familiares da homenageada.

O Empório da Paixão foi criado para expor os produtos das artesãs rurais da região e, de produtores egressos de cursos do Senar que vem de longa data, fomentada pela primeira mobilizadora do Senar em Manhuaçu, Isaura Pereira da Paixão e pelo atual presidente do Sindicato, Antônio Teodoro Dutra. Com a construção da nova sede do Sindicato, esse sonho tomou forma, porém, a mobilizadora já estava adoentada e não foi possível concretizar a loja da forma desejada por todos. Com a chegada da nova mobilizadora, Patrícia Sad, a diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu entendeu que era o momento adequado, para fomentar o empreendedorismo regional impulsionando a loja.

Assim a loja tem sua trajetória renovada, como uma forma de homenagear a Isaura da Paixão, que apaixonadamente lutou para conquistar um local, onde as artesãs pudessem comercializar suas criações. O nome Empório da Paixão veio a partir de um brainstorming entre os funcionários do Sindicato e do Senar, lideranças rurais regionais e as artesãs. A decoração foi pensada para lembrar uma casa de fazenda e, a logomarca elaborada pela Kahina Hott, participante de vários cursos do Senar. Tem a força e a sutileza dos trabalhos artesanais.

Em seu pronunciamento, o presidente do Sindicato Rural, Antônio Teodoro Dutra destacou que foi um reconhecimento unânime, a contribuição de Isaura da Paixão para o fortalecimento do Senar na região. “Estamos muito felizes, por abrir essa loja para dar suporte às artesãs comercializarem seus produtos. Estará oferecendo a elas uma oportunidade de expor seus produtos no centro da cidade”, afirmou Antônio Teodoro. Serão comercializados artesanatos, trabalhos manuais, gêneros alimentícios regionais e produtos de cooperativas e associações. O Empório da Paixão pretende ser referência em artigos, para presentear e se deliciar.

O Secretário de Estado da Agricultura, Thales Almeida Pereira disse que, o trabalho voltado para as famílias rurais tem surtido resultados positivos em todo o Estado. “Aqui percebo que todos estão em busca do fortalecimento no campo. Esse carinho demonstrado pela Isaura da Paixão representa, o quanto ela batalhou para levar melhorias às famílias no campo”, pontuou o Secretário.

Para ao presidente do Sistema Faemg/ Senar, Antônio Pitangui de Salvo, o Senar tem buscado agregar valores junto às famílias rurais, com cursos profissionalizantes. Necessário se faz um trabalho em parceria, para fortalecer e qualificar quem trabalha no campo. “O trabalho conjunto propicia melhor condição. Um laboratório avançado tem o objetivo de melhorar qualidade na cafeicultura. O Sistema Faemg/Senar tem feito isso. Agora essa homenagem à Isaura da Paixão, significa que as pessoas valorizam outras pessoas. Isso é muito gratificante”, ressalta Antônio Pitangui.

Em poucas palavras, Josefina da Paixão, sobrinha da homenageada disse que a família ficou lisonjeada com o reconhecimento por tudo que Isaura da Paixão fez, sobretudo, a sua dedicação às famílias rurais. A presidente da Associação de Costureiras de Jaguaraí, Marlene Louback, juntamente com  a presidente da Associação de Mulheres Rurais de Palmeiras, Regina Silvestre Fé também destacaram a importância de Isaura da Paixão, para levar conhecimento e ajudar na profissionalização das mulheres rurais.

Após a inauguração, o Secretário de Estado da Agricultura, Thales Almeida Pereira,  Antônio Pitangui (Faemg/Senar), acompanhados da técnica do Labsolo, Adenilda Oliveira, Vanderlei Miranda (técnico de campo) e Júlia Braga (técnica de laboratório), conheceram o Laboratório de Análise de Solo. Ficaram maravilhados com a tecnologia empregada, para atender a demanda dos produtores. Foram informados do projeto para a construção de um novo laboratório, com tecnologia avançada no antigo Parque de Exposições (Ponte da Aldeia), para atender toda a demanda dos produtores rurais.

Eduardo Satil / Rádio Caparaó / Cidade Total

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.