Portal Caparaó - Manhuaçu sedia 25º Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas
Agronégocios

Manhuaçu sedia 25º Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas

10/04/2024 - Atualizado em 11/04/2024 07h38

MANHUAÇU (MG) - O Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Almeida, abriu o 25º Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas, durante a manhã de quarta-feira, 10/04, no Complexo Boston City, em Manhuaçu, ao lado do Presidente da ACIAM, Walter Vargas Júnior, da Prefeita Maria Imaculada e do Deputado Estadual Grego da Fundação. O evento segue até a tarde de quinta-feira, 11/04, com palestras, minicursos, exposições e concursos focados em mercado, qualidade e produtividade na cafeicultura.

Celebrando os 25 anos do evento, a abertura foi marcada por um vídeo comemorativo contando a transformação dos cafés da antiga região conhecida por grãos de qualidade inferior para os premiados cafés das Matas de Minas, vencedores de inúmeros concursos nacionais e internacionais.

O presidente da ACIAM, Walter Vargas, recepcionou os produtores e expositores, destacou a parceria do setor público e privado para a realização do Simpósio e agradeceu a participação de empresas do segmento do agronegócio café.

“O Governo de Minas, através da Secretaria, da Epamig, do IMA e da Emater-MG, está presente desde o primeiro Simpósio de Cafeicultura.  Temos orgulho de participar desse evento e apoiar a cafeicultura mineira, que é muito importante para o nosso agronegócio”, destacou o Secretário Thales Almeida.

NOVAS INICIATIVAS

O Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Wesley Flávio Soares, realizou o lançamento da Operação Safra 2024, com o início das ações da Polícia Militar na área rural e nas 24 cidades de sua atuação.

Outro momento de destaque foi a assinatura do termo de cooperação entre a ACIAM, Sebrae-Minas, Prefeitura de Manhuaçu e Câmara Municipal para o projeto Agenda DEL (Desenvolvimento Econômico Local) que será realizado em Manhuaçu, por iniciativa de recursos de emenda impositiva da vereadora Mariley do Carmo Batista Lopes.

Foram entregues placas de homenagem e reconhecimento aos parceiros pioneiros do Simpósio de Cafeicultura. A cerimônia foi encerrada com o pronunciamento do ex-presidente da ACIAM e primeiro coordenador do Simpósio de Cafeicultura, Toninho Gama, agradecendo em nome dos homenageados.

A mesa de abertura contou ainda com a presença da Presidente da ACIAM Mulher - Dulcineia Prado, Sergio Luis Costa Fiorini – Representante do BDMG; Juliano Estanislau, representando o Vice-Governador do Estado de Minas Gerais – Professor Matheus Simões; Presidente do Sistema Faemg/Senar: Antônio Pitangui de Salvo; Delegado Regional da Policia Civil: Dr Felipe Ornelas; Capitão BM Flávio Augusto Pires da Mota – Corpo de Bombeiros; Presidente da Câmara Municipal de Manhuaçu – Gilson Cesar da ; Analista do Sebrae Minas Microrregião de Manhuaçu Jean Costa; Presidente do Conselho de Entidades das Matas de Minas – Fabio Junio de Carvalho.

A programação do Simpósio reúne seis palestras e oito minicursos durante os dois dias. Ao mesmo tempo acontece uma feira comercial com espaço para empresas de Manhuaçu e região expondo produtos e novidades para a agricultura. Um destaque também é a Passarela do Café com participação de produtores de cafés especiais da região das Matas de Minas.

O evento prossegue de 8 às 18 horas até quinta-feira, 11/04, com entrada franca.

Carlos Henrique Cruz / Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.