Portal Caparaó - Emoção e homenagem a Isaura Paixão no 14° Encontro de Mulheres do Café
Agronégocios

Emoção e homenagem a Isaura Paixão no 14° Encontro de Mulheres do Café

12/04/2024 - Atualizado em 13/04/2024 07h39

MANHUAÇU (MG) - A edição 2024 do tradicional encontro feito especialmente para as mulheres durante o Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas foi marcada pela emoção. Cerca de 500 participantes celebraram o legado e a dedicação de Isaura da Paixão às pessoas e ao desenvolvimento da agropecuária de Manhuaçu e região.

A ex-agente de desenvolvimento rural (ADR) do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu faleceu no ano passado e foi homenageada durante o evento. Ela teve sua história de trabalho e vida reverenciadas na abertura.

A gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais, foi a responsável pelo momento e lembrou que Isaura foi a idealizadora e incentivadora do encontro de mulheres que acontece há 14 anos.

"Ela engajou entidades e empresas do agro e contribuiu muito para o sucesso desse Simpósio. Ela fez com que as mulheres sentissem que aqui também é o lugar delas. Que o evento é uma oportunidade para elas gerarem muito conhecimento, fazerem conexões e levar isso para as suas cidades e comunidades".

Mulheres da família de Isaura acompanharam o evento. Silvana aproveitou para agradecê-las e enfatizou o pioneirismo e a valentia de Isaura. "Hoje foi um dia especial. Para mim é um orgulho termos trabalhado juntas. Ver o quanto ela fez nos inspira a seguir. Temos que continuar lembrando dessa Isaura guerreira, resistente, persistente e com um olhar amoroso para o próximo".

Para a produtora rural, Dayse Dias Muniz Isaura foi um grande exemplo de empoderamento. “Ela marcou a vida de muitas mulheres. Por ela estamos aqui no Simpósio reforçando que lugar de mulher é onde a gente quiser”, disse.

A também produtora rural, Priscila Pena, concorda e salienta a relevância do encontro. "As palestras e conversas alavancam a vida de muitas mulheres. Precisamos desse incentivo para continuar nessa área, porque é difícil. São muitas barreiras a serem vencidas, por isso esse tempo juntas é essencial".

Este ano, a coordenadora pedagógica do Sistema Faemg Senar, Cristiane Trigueiro, foi uma das palestrantes. Ela falou sobre coletividade feminina e educação positiva. “São temas importantes para a vida que, quando aplicados na prática, promovem o desenvolvimento, o crescimento e a união que a gente tanto preconiza”, garantiu Cristiane.

Ela ainda enfatizou que abordar estas temáticas com as cafeicultoras pode potencializar a atuação delas. "Falamos para mulheres que, cada vez mais, estão se apropriando dos espaços que desejam e conseguindo agregar mais valor para o trabalho que é executado. Vemos isso nos resultados da cafeicultura da região das Matas de Minas, que ganha vários prêmios pela qualidade dos cafés, tendo elas como líderes e gestoras ", pontuou.

Continuidade e inspiração

A vice-presidente e ADR do Sindicato dos Produtores Rurais de Divino, Viviane Cunha, levou cerca de 40 mulheres ao encontro. "Nossa presença no Simpósio dá visibilidade ao trabalho que fazemos em todo o processo da cafeicultura nas Matas de Minas. Aqui mostramos que existimos e somos importantes nessa atividade".

Viviane Cunha ressaltou ainda que "o movimento de mulheres na região começou com a Isaura junto ao Sindicato e ao Sistema Faemg Senar. Ela era uma pessoa ímpar que enxergou muito antes a importância da união das mulheres do agro".

Durante o evento a atual ADR do SPR de Manhuaçu, Patrícia Sad, agradeceu a presença e a confiança de todas na entidade. "Preparamos tudo com carinho para recebê-las mais uma vez nesse ano de homenagem".

Patrícia também informou aos participantes sobre a inauguração do Empório Paixão. A loja de produtos regionais do Sindicato que homenageia Isaura e fortalece a comercialização de produtos feitos por egressos dos cursos do Sistema Faemg Senar na região. "Vamos continuar fazendo o trabalho de levar conhecimento e mostrar o que vocês fazem de melhor", concluiu.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.