Portal Caparaó - Cafeicultores das Matas de Minas avançam no projeto Agro.BR
Agronégocios

Cafeicultores das Matas de Minas avançam no projeto Agro.BR

15/04/2024 - Atualizado em 15/04/2024 08h51

MANHUAÇU (MG) - Quase 90% dos cafés especiais produzidos no Brasil são exportados, segundo a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). De olho nesse mercado, cafeicultores da região das Matas de Minas estão participando do programa Agro.BR, iniciativa da CNA em parceria com a Apex Brasil.

Os produtores da região representam quase um quinto dos atendidos pelo projeto em Minas Gerais, segundo o consultor do Agro.BR que atua junto ao Sistema Faemg Senar, Paulo Március Campos. “O nível do produto deles é altíssimo. Temos aqui cafés certificados, muito bem pontuados e produtores que já exportam indiretamente, mas não estão vendendo pelo maior preço”, explicou.

Nesse sentido, o consultor apontou que o objetivo do Agro.BR tem sido levar formação, informação e oportunidade para que eles possam se preparar para vender os seus cafés de forma direta, com o melhor preço e sem timidez para encarar o mercado internacional.

Avanço

Cafeicultores da região estão avançando nesse processo e recebendo seus planos de exportação e portfólios. O portfólio produzido em cinco idiomas (português, inglês, espanhol, mandarim e árabe), auxilia no contato com os futuros compradores e representa um passo importante.

Duas cafeicultoras e uma cooperativa das Matas de Minas receberam o material durante o 25º Simpósio de Cafeicultura realizado em Manhuaçu esta semana.

A entrega aconteceu durante reunião conduzida por Paulo Március. “Nossa função é colocar esse pessoal na vitrine do mundo. Estivemos no evento no ano passado e agora apresentamos resultados positivos com produtores engajados no projeto”.

Ele ainda destacou que grande parte desses produtores são atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG Café+Forte, essencial nessa construção. “O ATeG atua da porteira para dentro, e o Agro.BR da porteira para fora para deixarmos o conceito de sermos só celeiro do mundo para sermos também supermercado do mundo”.

Uma das contempladas com a entrega do portfólio foi a cafeicultura Adélia Vivian Abreu, de Simonésia. Ela contou que vem de uma família de cafeicultores, e está investindo na atividade há quatro anos. Dona da marca AVA Café Especial, ela faz parte de um grupo do ATeG Café+Forte e tem planos para os próximos passos com o Agro.BR.

“A expectativa é aprender, e no final desse período exportar muito. Participo das palestras, leio os materiais, e já imagino o meu café pelo mundo. É isso que eu quero, e é isso que estou me esforçando para que aconteça”.

O mundo ao alcance de todos

Para Paulo,  Adélia Vívian e os demais produtores das Matas de Minas são exemplos de que a exportação pode ser uma alternativa viável para todos os produtores rurais. Independentemente do tamanho da produção, eles não precisam temer o mercado internacional porque tem um excelente produto”, afirmou.

Todos os cafeicultores que receberam o portfólio estão aptos a participar de rodadas de negócios organizadas e divulgadas pelo Agro.BR. Vale destacar que os documentos também estão disponíveis na Vitrine Virtual do projeto. Na reunião eles também receberam a missão de se prepararem para a Semana Internacional do Café (SIC). “Vamos colocá-los de frente com os compradores e temos ótimas perspectivas para o evento deste ano”, acredita Paulo Március.

Senar Minas / Lílian Moura

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.