Portal Caparaó - Superintendência de Administração Prisional assume a cadeia de Manhuaçu
Segurança

Superintendência de Administração Prisional assume a cadeia de Manhuaçu

30/09/2009 - Atualizado em 30/09/2009 23h10

A Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) assumiu, nesta terça-feira (29), a administração da Cadeia Pública de Manhuaçu, na Zona da Mata mineira. Com a ação, o sistema passa contar com 91 unidades sob sua custódia. A transferência coloca a guarda dos presos sob a responsabilidade de uma equipe formada por 69 agentes de segurança prisional (59 masculinos e dez femininos) especialmente treinada para a função. Desta forma, seis policiais civis e seis policiais militares voltarão às suas atividades de investigação e policiamento preventivo, respectivamente.

O delegado titular da 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil destacou a importância da mudança de gestão para a Suapi, relembrando o compromisso que o Governo do Estado firmou de assumir as carceragens que estão sob responsabilidade da Polícia Civil. “A promessa está sendo cumprida, o que é uma grande vitória. A partir de agora teremos mais tranqüilidade para trabalhar e exercer nossas funções constitucionalmente previstas“, destacou.

A assunção da cadeia foi comandada pelo diretor de segurança interna da Suapi, Luiz Carlos Danúnzio, que explicou cada passo do processo. “Assumimos a unidade, limpamos excessos das celas, fizemos o corte de cabelo e a higienização dos presos e distribuímos kits compostos de uniforme, cobertor, toalha, escova de dente e produtos para higiene pessoal. Tudo ocorreu de forma ordeira e sem problemas“, pontuou. A ação teve o apoio também de 12 agentes do Comando de Operações Especiais (Cope), de Belo Horizonte.

Toda a rotina e atividades do presídio serão norteadas pelo Procedimento Operacional Padrão (POP), manual que disciplina os direitos e deveres dos detentos, funcionários e visitantes, adotado em todas as unidades prisionais administradas pela Suapi. As mudanças vão desde o uso de uniforme pelos detentos até a visitação que, agora, só será permitida após o cadastro do visitante na portaria, mediante apresentação de documentos. Nos próximos 30 dias as visitas aos presos ficarão suspensas para que as adequações necessárias sejam feitas.

O diretor-geral da unidade, Daniel Pereira de Paula, reforçou que a partir de agora a busca por parcerias, entre elas com a prefeitura municipal e a iniciativa privada, será priorizada visando ao aproveitamento da mão de obra dos presos. “A estrutura física, apesar de ser um pouco limitada, será adequada ao trabalho que será feito. Um trabalho essencialmente voltado para a ressocialização do indivíduo privado de liberdade“.

O superintendente de Segurança Prisional da Suapi, Hamilton Mitre, reafirmou o empenho da Subsecretaria no sentido de oferecer aos detentos as melhores condições de custódia e atendimento. “Este é o nosso propósito, baseado em uma política que prima pela humanização“, completou.

Além dos agentes e do diretor-geral, atuarão no quadro de profissionais da unidade um diretor-adjunto, quatro auxiliares administrativos, quatro auxiliares de enfermagem, dois assistentes sociais, dois psicólogos, dois analistas técnico-jurídicos e dois oficiais de serviços gerais. Somam-se a isso atendimentos médicos e odontológicos e o direito a quatro refeições diárias, com cardápio supervisionado por nutricionista.

A assunção da Cadeia Pública de Manhuaçu faz parte de uma política pública que vem sendo estruturada desde 2004. Até dezembro deste ano, serão inaugurados mais quatro presídios e assumidas cerca de 15 carceragens da Polícia Civil em todo o Estado. Hoje, o sistema conta com 91 unidades, entre presídios, penitenciárias, hospitais, centro de apoio e casas de albergados que, juntos, abrigam cerca de 22 mil presos.

Agência Minas - 07:46 - 30/09/09 - 07:15 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.