Portal Caparaó - HSBC e Itaú entram na greve em Manhuaçu
Economia

HSBC e Itaú entram na greve em Manhuaçu

05/10/2009 - Atualizado em 08/10/2009 12h03
Funcionários de mais dois bancos de Manhuaçu - Itaú e HSBC, aderiram a greve que dura 14 dias no país. Desde segunda-feira, Caixa e Banco do Brasil já estavam parados. Nesta quarta-feira, 07, a mobilização começou ganhou mais força e agora o movimento quer a adesão de outras cidades, como Manhumirim. Não há expectativa para o fim da paralisação, pois não houve avanços nas negociações com o patronato. A negociação entre patrões e empregados, na quinta e sexta-feira da semana passada, não chegou a um consenso, pois a proposta de aumento salarial permaneceu a mesma apresentada no dia 17 de setembro, de 4,5%.

De acordo com o Sindicato dos Bancários, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) se reúne nesta segunda-feira para discutir a possibilidade de uma nova proposta, que será apresentada para análise do Comando Nacional de Greve, ainda sem data definida.

Em greve desde o dia 24 de setembro, os bancários reivindicam 10% de reajuste salarial, maior participação nos lucros e resultados, garantia de emprego, mais segurança e melhores condições de trabalho, entre outras demandas.

Na segunda, o movimento começou na porta da Caixa e foi até as imediações do Banco do Brasil. Funcionários das várias agências da cidade participaram. Itaú e HSBC reuniram-se com os demais grevistas e nesta quarta também decidiram parar.

Na Caixa, a adesão foi de 100%. O Banco do Brasil também está fechado. Os caixas eletrônicos não terão reposição de numerário. “Quando acabar o dinheiro que está nos caixas, eles também não irão servir aos clientes”, explicou um dos líderes do movimento.

No HSBC e no Itaú, devem acontecer reuniões à tarde para definir pela adesão.

Eduardo Satil / Jailton Pereira  - 11:02 - portalcaparao@gmail.com - 05/10/09- Atualizado 07/10/09 - 11:22

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.