Portal Caparaó - Manhumirim: Parque Municipal Sagui da Serra completa 25 anos
Geral

Manhumirim: Parque Municipal Sagui da Serra completa 25 anos

07/06/2024 - Atualizado em 07/06/2024 13h32

MANHUMIRIM (MG) - Com palestras e grande participação de alunos e professores das escolas municipais, o Parque Municipal Sagui da Serra recebeu neste 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, diversos alunos e educadores.

Os estudantes foram recebidos com muito carinho e participaram de palestras ministradas pelo secretário de Meio Ambiente, Ralph Silveira.

O Parque do Sagui está localizado no córrego da Caatinga Zona Rural de Manhumirim. Com uma Altitude média de 1.000 a 1.500 metros em relação ao nível do mar, localizado no Bioma Mata Atlântica Montana com Ecossistema de Floresta Estacional Semidecidual, o parque é o maior fragmento de floresta remanescente da região de Manhumirim e um dos maiores do Estado de Minas Gerais.

O local abriga um importante manancial hídrico que abastece uma parte da cidade de Manhumirim.

História

O Parque do Sagui é uma Unidade de Conservação da Natureza, incluso na categoria de Unidade de Conservação de domínio público e proteção integral como os demais Parques Nacionais e Estaduais. O terreno que compõe o Parque pertence ao município desde 1934. Possui 90% de sua área coberta por Mata Atlântica Montana em elevado grau de conservação, o ecossistema é o habitat do raríssimo primata que dá nome ao Parque o Callithrx flaviceps.

O parque foi criado pelo decreto municipal número 1.545/99, de 05 de junho de 1999, na gestão do ex-prefeito Erval Mendes.

No local existe a possibilidade de acampar com segurança em um ambiente sossegado sem aglomerações de pessoas. No camping da portaria existe infraestrutura básica como: Sanitários, lava-pratos e mirante. O parque está localizado a oito quilômetros da área urbana, facilitando o acesso.

Valdir Vieira / Prefeitura de Manhumirim

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.