Portal Caparaó - Governo de Minas autoriza início das obras da estrada de Lajinha
Geral

Governo de Minas autoriza início das obras da estrada de Lajinha

24/06/2007 - Atualizado em 28/06/2007 18h07
Desde o lançamento do programa, em 2004, o Governo já autorizou início de obras ou licitação para 135 trechos, já tendo sido investidos cerca de R$ 650 milhões. Das obras autorizadas, 64 trechos estão concluídos, 35 em andamento, cinco em contratação, 17 em licitação e 14 com as licitações sendo preparadas. “A meta para 2007 do Proacesso é chegar a 85 cidades atendidas e a conclusão de todos os trechos até o final de 2009”, informou o gerente-executivo do Programa, Ramon César.

Estão incluídos no Proacesso 224 pequenos municípios, dos quais 88% com população menor que 10 mil habitantes. Destes municípios, 97% têm o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) inferior à média de Minas. Além da chegada do asfalto, os municípios recebem outros incentivos e melhoria da infra-estrutura, como a eletrificação rural, ampliação da cobertura da telefonia celular, saneamento, além de saúde, educação e segurança pública. Buscando-se, assim, a redução das diferenças sociais.

Além de recursos do Tesouro do Estado, o programa conta com financiamentos do Banco Mundial (Bird), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Japonês para Cooperação Internacional (JBIC). Dos 225 trechos do programa, nove são rodovias federais e as intervenções devem começar em 2008.

De acordo com o prefeito de Lajinha, Sebastião Moreira, esta obra era um antigo sonho dos moradores. “O acesso a nossa cidade é muito complicado e inviabiliza novos investimentos. A partir de agora, a vida será muito mais fácil para os habitantes de Lajinha”, comemora.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.