ESPERA FELIZ (MG) E MANHUAÇU (MG) - Sentir o cheirinho de café coado logo de manhã é o prenúncio de um bom dia. E sentir o aroma da florada é sinal de um ano bom para os cafeicultores. Quem anda pelo interior já notou que chegou a hora dos cafezais se vestirem de branco.
Com o clima ajudando – chuva mansa e na hora certa – as lavouras estão floridas, em um espetáculo visual, olfativo e, para alguns, até mesmo auditivo, já que logo vem à mente a música de Cascatinha e Inhana: “meu cafezal em flor, quanta flor, meu cafezal”.
A florada do café arábica acontece normalmente entre setembro e novembro. No entanto, a época pode variar de acordo com fatores ambientais, como temperatura, radiação solar e disponibilidade de água.
Este ano, a beleza da primavera cafeeira chegou no tempo certo ao Sítio Paulo Antônio, que tem a exuberância do Caparaó aos seus pés. Propriedade de Ivan Souza, a lavoura fica em Espera Feliz. A área de menos de um alqueire está a mil metros de altitude.
Na última segunda-feira (21/10), o cafeicultor filmou sua plantação e brincou que parece ter nevado no cafezal. “Tem muita flor para abrir ainda. Todas as lavouras que olhamos estão assim e esperamos que o clima continue bom, até a maturação do café. Se vier sol forte pode queimar o grão, chuva ‘de gelo’ pode dar uma perda muito grande, então, vamos torcer para um tempo bom. Hoje, para todo lado que a gente olha, está lindo”, narra Souza.
A florada chegou em todos os municípios da região das Matas de Minas e Caparaó, com o espetáculo das flores brancas encantando os produtores e moradores da região.
Em Manhuaçu, por exemplo, na região do Córrego Bem Posta, o produtor Alexandre Leitão também registrou em várias fotos (que estão nessa reportagem) a florada no cafezal.
Em Simonésia, no domingo, o produtor Horácio Antônio de Moura, registrou com alegria as flores dos cafezais na fazenda Três Barras.
O mesmo período rendeu boas imagens na fazenda Carmelito, no córrego São Félix, em Santa Margarida, no final de semana.
Fernanda Zandonadi / Conexão Safra e Redação do Portal Caparaó