Portal Caparaó - Semana Jurídica: Palestras abordam a relação entre �Trabalho e Cidadania�
Geral

Semana Jurídica: Palestras abordam a relação entre �Trabalho e Cidadania�

30/10/2009 - Atualizado em 01/11/2009 09h12

A Semana Jurídica das Faculdades Doctum – Campus Manhuaçu finalizou na quarta, 28, as noites de palestras. As apresentações realizadas no Salão de Convenções do Manhuaçu Center Hotel reuniu centenas de estudantes de Direito e convidados que debateram e analisaram assuntos cotidianos que tiveram como enfoque central o tema “Trabalho e Cidadania”.

O tópico “Assédio Moral nas relações de trabalho” foi o primeiro assunto discutido na abertura do evento. A apresentação foi conduzida pelo Advogado e professor universitário Rafael Morais. Com uma didática diferenciada, o professor esclareceu ao público todo o processo que envolve o Assédio Moral no contexto trabalhista e as conseqüências que podem acontecer às pessoas que se envolverem diretamente com o fato.

Na noite da terça, 27, a palestra foi conduzida pelo Desembargador Federal do Trabalho – TRT 3ª região/MG – Emerson José Alves Lage que fez uma abordagem histórica envolvendo o tema “Flexibilização, trabalho e cidadania”.  Ele destacou as conquistas de direitos por parte da sociedade ao longo dos últimos cinco séculos, fazendo paralelo com o papel do profissional do Direito. “Ao se fazer menção aos singelamente denominados pressupostos da flexibilização, desenvolvimento tecnológico e aumento de produtividade, aos processos de globalização e aos aspectos de ordem econômica buscou-se na realidade a um conjunto de razões que, por certo estão a motivar a flexibilização no direito do trabalho”, afirma Lage.

Já a terceira e última apresentação intitulada “Poder Empregatício: limites e repercussões”, ministrada pelo professor da Escola Superior de Advocacia – ESA/OAB – Prof.Antônio Raimundo Castro Queiroz Júnior enfatizou conceitos, limites, direitos e deveres dos trabalhadores.

Mini-cursos

A Semana Jurídica da Doctum Manhuaçu encerrou ontem com a realização de mini-cursos que são direcionados aos estudantes do curso de Direito. São 22 opções onde os acadêmicos contam com a oportunidade de amadurecer o conhecimento sobre temas diversos diretamente ligados ao universo jurídico.

André Luiz Castro - Assessor de Comunicação - Faculdades Doctum – Campus Manhuaçu - 30/10/09 - 08:11

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.