Portal Caparaó - Manhuaçu implanta Serviço de Reabilitação Física
Geral

Manhuaçu implanta Serviço de Reabilitação Física

02/11/2009 - Atualizado em 03/11/2009 23h41

QUEM É ATENDIDO

A coordenadora do Serviço de Reabilitação Física (SRF), Fisioterapeuta Caroline Lacerda de Oliveira, afirma que o setor trabalha na recuperação de pessoas atendidas e encaminhadas pelas equipes do PSF e ortopedistas do Sistema Único de Saúde. O serviço é responsável pelo atendimento da população de Manhuaçu e os demais 23 municípios de sua microrregião, além das microrregiões de Viçosa e Ponte Nova, encaminhados pelo setor de TFD (Tratamento fora de domicílio). Cerca de 50 municípios terão Manhuaçu como referência no SRF.

O SERVIÇO DE REABILITAÇÃO

O Serviço de Reabilitação Física (SRF) conta com uma equipe multidisciplinar. Trabalham no local nove profissionais capacitados para atuar na recuperação de pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido como derrame,  Distrofia Muscular, Paralisia Cerebral, Amputações, doenças como Parkinson, Alzheimer, Esclerose Múltipla, além de Distúrbios de Marcha transitórios ou definitivos.

O ATENDIMENTO

As pessoas assistidas pelo Serviço de Reabilitação Física (SRF) de Manhuaçu tem um completo atendimento para garantir a recuperação dentro das possibilidades de cada caso. São fornecidas órteses para os pacientes (coletes, tutores, botas ortopédicas, dentre outras). De acordo com a Assistente Social Márcia Henrique, o SRF fornece as órteses e reabilita os pacientes para seu uso adequado.  Também são oferecidos dispositivos auxiliares de locomoção (cadeira de rodas, bengalas, muletas,  andadores) e próteses, utilizadas para substituir membros ausentes inferiores ou posteriores. A pessoa precisa de uma prótese para substituir um braço, uma perna, o SRF prepara o paciente e fornece. Porém, o serviço é credenciado em Belo Horizonte, para onde os pacientes são encaminhados, conclui a Assistente Social, Márcia Henrique.

INFRAESTRUTURA

Para atender a demanda o Serviço de Reabilitação Física (SRF) conta com uma boa infraestrutura preparada pela Prefeitura. São 10 salas amplas montadas para receber pacientes de Manhuaçu, Viçosa e Ponte Nova. O local foi reformado e ampliado com colocação de piso antiderrapante, equipamentos, macas, aparelhos e sanitários adequados para os portares de deficiência física. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, na Secretaria de Saúde, anexo ao Pronto Socorro Municipal, no Bairro Todos os Santos, DE 07:00 às 11:00. Mais informações de como ter acesso ao serviço procure o PSF ou Unidade de Saúde do bairro onde você reside. O número do telefone da Secretaria de Saúde é (33) 3332 3528.

Luiz Nascimento - 02/11/09 - 07:46 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.