Portal Caparaó - Pastoral da Criança de Manhuaçu completa 15 anos
Geral

Pastoral da Criança de Manhuaçu completa 15 anos

02/11/2009 - Atualizado em 03/11/2009 23h40

Muitas crianças e suas famílias tiveram as benéficas e importantes orientações da Pastoral da Criança, atuante em Manhuaçu há 15 anos. A comemoração aconteceu no domingo, 25/10, com missa em ação de graças na Matriz de São Lourenço, caminhada até a capela do Bairro Sagrada Família, além de almoço.  A Pastoral da Criança é um Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, que tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças e promover, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político.

SURGIMENTO

A Pastoral da Criança surgiu de um debate em Genebra, Suíça, em 1982. A discussão era a miséria em que vivem vários povos e o alto índice de mortalidade infantil. Do Brasil, estava presente o Arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns. Ao retornar, o religioso procura sua irmã, a  pediatra e sanitarista Zilda Arns Neumann, com a idéia de levar a Igreja Católica a assumir seu papel na luta em favor da vida. Em pouco tempo nascia a Pastoral da Criança, projeto apoiado pela Unicef presente em 27 estados do país, atualmente.

COMO ATUA

A metodologia da Pastoral da criança consiste na organização da comunidade e na capacitação dos líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar entre 10 e 15 crianças vizinhas, em ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, para que elas se tornem sujeitos de sua própria transformação pessoal e social. Desenvolve-se trabalho educativo com as gestantes, mães e crianças, que inclui o ato de pesar as crianças e promover a “celebração da vida”, envolvendo a comunidade em sua recuperação. A Pastoral também faz campanhas a favor do aleitamento materno e está envolvida com o projeto Fome Zero,  do Governo Federal. "O que queremos é continuar contribuindo para o estabelecimento de uma cultura da paz. Ser voluntário é ser missionário na construção do Reino”, afirma Aparecida Cipriano, da Pastoral da Criança de Manhuaçu.

Luiz Nascimento - 07:48 - 02/11/09 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.