Portal Caparaó - Saúde Bucal: tema é reforçado em teatro
Geral

Saúde Bucal: tema é reforçado em teatro

02/11/2009 - Atualizado em 03/11/2009 23h41

A boca é a porta de entrada para muitas doenças. Muitas delas estão ligadas à má conservação dos dentes. A Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu, tem trabalhado na conscientização da população sobre a importância de se ter uma boa saúde bucal.  O Dia Nacional de Saúde Bucal, instituído, pela Lei 10.465/02, foi valorizado pelos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

TEATRO EDUCATIVO

A Estratégia de Saúde da Família (ESF), do Bairro Santana, promoveu na segunda-feira (26/10), a peça teatral “Saúde Começa pela Boca” na creche Professora Inazir Martins Pires. As Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) usaram músicas na peça, o que fez a criançada entender a mensagem mais facilmente, com satisfação e entusiasmo. Depois da apresentação, a enfermeira da ESF, Patrícia Craveiro, reforçou a importância da boa higiene bucal, realizando orientações sobre a maneira correta de escovar os dentes, prevenindo cáries e outros problemas em nossa boca.

MOTIVAÇÃO

Pessoas motivadas são mais felizes e conseguem superar as dificuldades que aparecem com disposição e otimismo. Porém, quando estamos sob muita pressão/stress, diante da  perda de uma pessoa que amamos, medos, é difícil conseguir reunir forças pra sair desta situação. Se não conseguirmos sair, podemos sofrer problemas psicológicos ou até mesmo entrar em depressão. Embora muitos pensem assim, depressão não é “doença de rico”, “coisa de gente fresca”, é cercada de vários problemas sérios, reais e muito graves.  A Secretaria Municipal encara essa luta de frente e sabe que ter saúde não é só estar com o físico em dia. Por isso, nas ações da Estratégia de Saúde da Família (ESF) / Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), no último mês, nossos profissionais estão trabalhando este tema, trazendo textos motivacionais e de autoajuda, para fortalecer a mente e o emocional de nossos pacientes.

FOGUEIRA DAS VAIDADES

Uma das dinâmicas utilizadas para trabalhar  este lado motivacional está sendo chamada pelos psicólogos do NASF de “Fogueira das Vaidades”, onde todos os pacientes refletem sobre dificuldades e problemas que vivenciam, alguma característica de suas vidas de que não gostam, enfim, algo que eles querem mudar. Os pacientes então escrevem o que pensam num papel e o jogam em um balde, no centro do círculo. A partir deste momento, os psicólogos do NASF orientam como enfrentar as dificuldades do dia-a-dia, e, depois, lançam os papéis no fogo, criando uma fogueira para simbolizar a destruição daquilo que atrapalha a vida. Faça isto em sua vida, procure ajuda para seus problemas. Nossas ESF estão abertas para recebê-lo. Se informe no PSF de seu bairro.

Luiz Nascimento - 02/11/09 - 08:12 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.