Portal Caparaó - Manhuaçu recebe prefeitos e vereadores de toda a região
Política

Manhuaçu recebe prefeitos e vereadores de toda a região

28/06/2007 - Atualizado em 30/06/2007 09h09
Manhuaçu recebeu prefeitos, vereadores e secretários municipais de todas as cidades da região da Vertente Ocidental do Caparaó e da região de divisa do Espírito Santo no 3º Encontro Regional de Prefeitos e Vereadores, no Manhuaçu Center Hotel. O evento foi uma iniciativa da Associação de Veradores da Vertente Ocidental do Caparaó (Asvero) e da Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Minas Gerais (Aciam). O evento continua nesta sexta-feira.   O objetivo do encontro foi preparar os prefeitos e vereadores com seus assessores para que se tornem estrategistas e articuladores na realização de ações que possam promover a melhoria dos indicadores sócio-econômicos e o desenvolvimento sustentável dos municípios.

Na programação oficial, um elenco formado por alguns dos mais importantes gestores públicos e legisladores do país apresentou temas direcionados ao desenvolvimento regional. O evento conseguiu tratar várias questões sobre administração pública e formas de melhorar a vida do povo e alavancar os municípios.

Entre os temas, nos dois dias de encontro, os participantes discutiram os subsídios dos agentes políticos, o novo cálcudo do número de vereadores nas Câmaras, o apoio ao setor turístico e a reforma política. Como chegar à eficiência dos gastos na saúde pública e formas de levar mais segurança às comunidades também fizeram parte do temário.

Com a presença de deputados como palestrantes e debatedores a orientação sobre o desenvolvimento regional sustentável, a divisão de recursos, o pacto federativo e a atuação dos municípios na defesa da região também foram abordados no encontro. As mudanças geradas pela criação do Fundeb na vida dos municípios encerraram o encontro.

REGIONAL

O evento foi marcado pela participação de toda a região. Na abertura, a mesa composta pelos presidentes André Farrath (Aciam), Toninho Gama (Asvero), Maria Imaculada (Câmara de Manhuaçu) e Celso Cota (Associação Mineira de Municípios), além do prefeito de Manhuaçu Sergio Breder, do Juiz de Direito Vinícius Dias Paes Ristori e os deputados estaduais Sebastião Costa e Juninho Araújo.

"O Poder Legislativo participa desse encontro e reforça a necessidade de os municípios buscarem mais autonomia junto ao Governo Federal, tendo em vista que apenas 13% de todos os recursos do País são destinados às prefeituras, acarretando a baixa capacidade de investimentos", destacou Toninho Gama.

Unir os gestores para elaborar estratégias que levem ao desenvolvimento sustentável da região é o principal objetivo do encontro. "Queremos mostrar que as prefeituras assumem a maior parte das necessidades do povo e, assim, precisam de mais verbas federais", ressaltou o presidente da AMM, Celso Cota.

Além dos prefeitos e vice-prefeitos, o encontro contou com as presenças de deputados estaduais e federais, vereadores, secretários municipais e assessores. Na saudação aos participantes, o prefeito Sergio Breder lembrou as dificuldades das cidades brasileiras: "As prefeituras vivenciam uma forte crise de financiamento e esse debate reforça a luta dos prefeitos em descentralizar os recursos permitindo que os municípios honrem seus compromissos".

Os governantes municipais estão mais próximos das necessidades do cidadão. “A ação em áreas como saúde, educação, assistência social, se ajusta muito mais à realidade concreta quando ocorre em nível local”, a afirmação é do deputado estadual Sebastião Costa.

PREVENÇÃO

Durante sua fala, o presidente do Tribunal de Contas do Estado Elmo Braz destacou a necessidade de orientação aos municípios. Ele argumentou que, depois de toda sua experiência na política, sabe das dificuldades que as prefeituras e câmaras enfrentam. “Estamos aqui hoje com esse papel de orientar e auxiliar os municípios sobre como proceder e sobre como agir”, afirmou.

O presidente da Aciam André Farrath destaca a importância do evento para a divulgação e conhecimento de todos sobre a realidade dos municípios da região. “Esse encontro, pela terceira vez, é o espaço onde todos querem mais informação. Nossa entidade promove esse tipo de atividade justamente por reconhecer que é o bom desenvolvimento dos municípios que alavanca a economia”, afirma.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DESTA SEXTA

08:30 – Palestra: Repartição das Receitas Tributárias para os Municípios

Advogado especialista em Direito Administrativo e Municipal – Dr. Mauro Bomfim

Debatedores: Prefeito de Muriaé e Presidente da Amerp José Braz; Presidente da OAB/Manhuaçu Dr. Altair Campos e Deputado Federal João Magalhães.

10:00 – Palestra: Reforma Política – Tendências e Perspectivas

Deputado Federal Paulo Abi-Ackel

Debatedores: Presidente da Ardoce e prefeito de São Geraldo do Baixio Léo Moreira; Deputado Estadual Bráulio Braz; e Deputado Estadual José Henrique.

14:00 – Palestra: O ensino e o Fundeb

Presidente do Grupo Sim – Dr. Nilton Aquino

Debatedores: Deputado Estadual Durval Ângelo; Secretario de Assuntos Institucionais de Belo Horizonte Dr. Mário Assad Júnior e o Presidente da Amapi e prefeito de Oratórios Odilon de Oliveira Júnior.

15:30 – Palestra: Recomposição Proporcional das Câmaras de Vereadores

Deputado Federal Dr. Mário Heringer

Debatedores: Presidente da Asvero Antônio Carlos X. da Gama; Presidente da Acalemg Natan Alves Pessoa e o presidente da Câmara de Ibatiba (ES) Fábio Ambrózio N. Trindade.

Carlos Henrique Cruz / Jailton Pereira - 28/06/07 - 17:21

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.