Portal Caparaó - Mutum inaugura PSF Vila Norberto
Geral

Mutum inaugura PSF Vila Norberto

29/06/2007 - Atualizado em 03/07/2007 20h06

A Prefeitura de Mutum entregou nesta quinta à comunidade mutuense mais uma unidade básica de saúde toda equipada e moderna. A inauguração do Programa de Saúde da Família, PSF Vila Norberto, bairro localizado próximo à rodovia MG 108, foi realizada pelo prefeito Totim e pela secretária municipal de Saúde, Regina Bosco de Menezes. Agora são nove unidades de saúde no município que oferecem serviços especializados na rede pública de saúde. Veja mais fotos

A inauguração ocorreu pela manhã e reuniu lideranças políticas da cidade e da região, comunitárias, moradores e profissionais de saúde. Também esteve presente no evento o secretário de estado da saúde, Dr Marcos Pestana e a diretora regional de saúde, GRS, de Manhumirim, Dra Soraya de Carvalho. Esta é a nova equipe implantada na atual administração. Com a nova equipe são mais de quinze mil famílias atendidas por 09 equipes do Programa de Saúde da Família.

A secretária de saúde do município, Regina Bosco de Menezes, agradeceu o apoio da equipe técnica e administrativa, que trabalham incansavelmente para oferecer saúde de qualidade. “Estamos realizados, pois temos uma equipe de funcionários que tem trabalhado no sentido de proporcionar atendimento digno à comunidade”, declarou.

Já o prefeito Totim iniciou agradecendo o apoio e o carinho da sociedade, que tem reconhecido o trabalho e a dedicação da administração municipal. Ele ainda salientou os inúmeros investimentos feitos na área da saúde, dentre eles, o serviço da policlínica municipal que atende uma média de 900 pessoas diariamente. “Estamos trabalhando e vamos continuar batalhando para melhorarmos a qualidade de vida da nossa comunidade. As criticas, nós respondemos com trabalho e ações efetivas, que beneficiam de forma direta a saúde da nossa população”, concluiu o prefeito.

Durante o discurso de inauguração, o secretário de estado, Dr. Marcos Pestana destacou o crescimento da cidade através do trabalho desempenhado pela administração pública, elogiou a atuação da secretaria de saúde no município e ainda reafirmou o lema da saúde pública no estado que é priorizar o atendimento humanizado através da prevenção. “O trabalho preventivo é o mais importante e, isso, esta administração está fazendo”, destacou o secretário.

A construção do PSF na comunidade foi a pedido do vereador Dary Piloto, que foi aprovado por unanimidade pela Câmara municipal: “A área de saúde é uma das prioridades desta administração. É preciso investir cada vez para que a população seja bem atendida”, disse o vereador.

Homenagem

A unidade recebeu a denominação de “José Soares”, em homenagem a este mutuense que construiu uma grande história na comunidade. Um dos filhos do homenageado, Astrogildo Soares, em nome da família, agradeceu o reconhecimento da administração e destacou a importância do PSF para o atendimento à população local.

A partir de agora a unidade passa a funcionar recebendo seus pacientes para o atendimento médico, de enfermagem e de odontologia através de serviços de inalação, curativos, exames, medicação, consultas e ações de vigilância em saúde.

“Representa a ampliação de oferta de serviços e traz benefícios para a população pobre”, observou a representante dos médicos da secretaria municipal de saúde, Ana Flavia Peres. “Estamos cientes do nosso trabalho e compromisso com a saúde pública”, concluiu.

O prefeito de Mutum disse que a implantação do PSF no município foi fruto de um esforço da administração junto ao Governo estadual e Federal para oferecer um atendimento de qualidade à população. “As famílias que não podem pagar uma consulta particular e não podem se deslocar até a policlínica serão beneficiadas. Esse é o nosso objetivo”, informou.

Atendimento

O PSF da Vila Norberto tem capacidade de oferecer atendimento especializado por um dentista diariamente e funciona pela manhã e pela tarde, além do serviço de um médico, de um enfermeiro, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Uma população de aproximadamente mil pessoas da comunidade será atendida pelo PSF.

A unidade integra o programa Saúde em Casa, do Governo do Estado e faz parte da primeira política estadual já desenvolvida em Minas Gerais, com o objetivo de ampliar o atendimento e melhorar as condições da população mineira nesta área. Nas unidades, qualquer cidadão tem acesso ao tratamento dentário, médico e de enfermagem.

Priscilla Cerqueira - Assessora de Imprensa da Prefeitura de Mutum - 08:01 - 29/06/07

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.