Portal Caparaó - Encontro de Prefeitos e Vereadores termina com mais de 800 participantes
Política

Encontro de Prefeitos e Vereadores termina com mais de 800 participantes

30/06/2007 - Atualizado em 04/07/2007 22h29
O resultado final do 3º Encontro de Prefeitos e Vereadores em Manhuaçu não poderia ser melhor. O evento reuniu mais de 800 pessoas nos dois dias de palestras e debates no Manhuaçu Center Hotel. O investimento na troca de experiências que possam apresentar melhorias para os municípios participantes foi o maior saldo.   Em dois dias, o número de prefeitos e vereadores superou as expectativas da organização. “Nós tivemos 64 prefeitos e 290 vereadores no evento. Além de centenas de assessores, secretários e especialistas que buscaram informações nas palestras mais ligadas a suas áreas”, conta o presidente da Associação de Vereadores da Vertente do Caparaó (Asvero) Toninho Gama.

A qualidade das palestras foi essencial para o sucesso do evento. Nos dois dias, renomados especialistas em temas de interesse tanto de Câmaras quanto de Prefeituras estiveram falando aos participantes. Na quinta-feira, a presença da Secretaria adjunta de Turismo Marilena Chaves e do secretário de Saúde de Minas Gerais Marcos Pestana deram o tom dos investimentos nos dois setores. Os participantes conheceram políticas públicas desenvolvidas nas duas pastas, reivindicaram melhorias e ainda saíram com alguns benefícios para seus municípios.

O Presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) Celso Cota debateu com os vereadores e prefeitos um Pacto Federativo mais justo. Na sexta-feira, o advogado Mauro Bomfim dominou a atenção dos participantes durante a manhã. Com uma discussão sobre a repartição de receitas tributárias e outra sobre a reforma política, ele conseguiu orientar os participantes do evento.

Durante a tarde, a presença do vice-prefeito de Belo Horizonte Ronaldo Vasconcelos garantiu aos participantes uma verdadeira aula sobre a nova Lei de Saneamento Público. De maneira didática e interagindo com os participantes, o palestrante ressaltou a necessidade de mudanças no enfoque dado pelas administrações.

Em seguida, dois debates calorosos sobre o número de vagas nas Câmaras de Vereadores, com o deputado federal Mário Heringer, e sobre o Fundeb com o presidente do Grupo Sim Nilton Aquino e o deputado estadual Durval Ângelo.

A presença de parlamentares no evento foi outra demonstração de apoio. Os deputados estaduais Juninho Araújo, Bráulio Braz, José Henrique e Sebastião Costa e o deputado federal João Magalhães também participaram das mesas debatedoras.

QUALIDADE

Para o presidente da Associação Comercial, André Farrath, a maior qualidade do evento é reunir pessoas de bandeiras diferentes e até com opiniões bem divergentes num processo de debate e aprendizado. “Esse tipo de encontro é valioso porque facilita a elaboração de políticas públicas que contemplam áreas diversas e garantam melhorias na qualidade de vida da população. Esses dois dias permitem a discussão de problemas comuns, bem como mostra melhores práticas a serem adotadas”, ressaltou.

O presidente da AMVA e prefeito de Belo Oriente Pietro Chaves não guardou elogios aos organizadores. “Experiências bem sucedidas devem ser repassadas, pois estamos todos imbuídos em fazer o melhor para prestar um bom serviço à população. Quero parabenizar o André Farrath e o Toninho. Feliz a cidade que tem pessoas dessa envergadura para trazerem um encontro como esse, que só acrescenta ao nosso currículo. Quem só veio aqui um pouco é que perdeu”.

O próximo encontro de prefeitos e vereadores já será com as novas administrações e Câmaras em 2009.

Carlos Henrique Cruz - Fotos Jailton Pereira - 09:09 - 30/06/07 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.