Portal Caparaó - Dia Nacional de Combate ao Câncer
Geral

Dia Nacional de Combate ao Câncer

26/11/2009 - Atualizado em 27/11/2009 16h43

Amanhã (27) será comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Eventos serão realizados em todo país para valorizar a prevenção contra a doença. Em Manhuaçu, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoverá várias atividades no centro da cidade, a partir de 09:00. O principal foco será o combate ao tabagismo, um dos maiores causadores câncer.  “Tire um dia para se cuidar, antes que o

CIGARRO X CÂNCER

As atividades serão coordenadas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) nas praças Cordovil Pinto Coelho e Cinco de Novembro, centro da cidade. Será enfatizada, principalmente, a influência do tabaco (cigarro) no surgimento de casos de câncer.  A programação contará com abordagem da população, entrega de panfletos, exibição de vídeos educativos e pequenas falas dos profissionais da saúde elencando a importância da conscientização e da prevenção ao câncer. Haverá também exposição de stands informativos do NASF, do Núcleo do Câncer, COMAD – Conselho Municipal Antidrogas e CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Manhuaçu.

NÚMEROS ASSUSTADORES

No próximo ano, o Brasil terá quase 500 mil novos casos de câncer, precisamente 489.270 (incluindo casos novos de tumor de pele não melanoma, o mais comum e de melhor prognóstico), segundo dados divulgados na terça-feira, 24, pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca).  Os números fazem parte da análise "Estimativa 2010: Incidência de Câncer no Brasil", publicado uma vez a cada dois anos. Esse relatório é uma das ferramentas para planejamento e gestão da saúde pública em câncer.

CAUSADORES

Hábito de fumar, consumo de álcool, vida sedentária, dieta rica em gordura e falta de proteção solar são os principais fatores de risco para a doença. O controle do tabagismo poderia evitar cerca de 30% dos novos casos de câncer previstos para o Brasil para o ano de 2010, dizem os especialistas. E a alimentação rica em frutas, verduras e fibras, e pobre em gorduras, previne 35% dos cânceres. Em relação aos novos casos previstos, isso representaria 131 mil em relação ao valor total, excluindo pele não melanoma.

Luiz Nascimento - 26/11/09 - 12:19 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.