MANHUAÇU (MG) – Neste feriado de 1º de maio, dia do trabalhador, três ciclistas de Manhuaçu enfrentaram o desafio conhecido como 200tão.
Paulo Timóteo Alvez de Freitas - 62 anos, Leandro de Souza Gomes, 33 anos, e Luiz Henrique Aquino 25 anos pedalaram 202,4 km num intervalo de 8:59:54, quebrando o recorde deles mesmos.
Eles saíram de Manhuaçu às 04:15 e chegaram às 16:30. Dessa vez foram até à antiga Estação Ernestina. 93% do trajeto foi em estradas de terra, percorrendo principalmente o antigo trecho da ferrovia.
Mesmo com muito frio, locais de barro e chuva fina, o percurso foi bem-sucedido e completado em um dia, como determina uma das regras do desafio.
A modalidade invadiu de fato diversas regiões do Brasil. Os participantes aventuram-se percorrendo distâncias superiores a 200 km em mountain bikes, sozinhos ou em grupos, com no máximo 15% de asfalto no trajeto planejado, tendo como limite até 24 horas para conclusão.
Ciclistas de Manhuaçu e cidades vizinhas têm feito esse desafio nos últimos anos. É interessante que o Desafio dos 200tão não é um evento, mas tem arrebanhado ciclistas de diversas regiões.
Redação do Portal Caparaó