CHALÉ (MG) - O CIS-Caparaó realizou assembleia geral na sexta-feira, 16/05, na Câmara Municipal de Chalé, com a presença dos 15 municípios da região, com presença da presidente Marinalva Ferreira (prefeita de Simonésia), acompanhada do prefeito de Chalé Sebastião, do vice Genivaldo, da Secretária de Saúde Zinha e o Secretário Executivo do CIS-Caparaó Felipe Rodrigues Clemente.
A assembleia aprovou a adesão de mais dois municípios ao consórcio: Matipó e Abre Campo. A presidente Marinalva Ferreira agradeceu a confiança e parceira dos prefeitos Marcinho Victor (Abre Campo) e Fabinho Gardingo (Matipó). "Nosso consórcio é multifinalitário, então temos uma pauta variada, com questões que envolvem desde saúde até serviços administrativos. Um dos destaques positivos de hoje foi a adesão de mais dois municípios: Matipó e Abre Campo. Isso demonstra que o consórcio vem apresentando resultados concretos. A entrada desses dois novos municípios é muito importante, pois fortalece ainda mais o consórcio. Damos as boas-vindas a Matipó e Abre Campo. O CIS-Caparaó tem ganhado reconhecimento por sua atuação em diversas frentes, o que mostra a força e a relevância do consórcio".
PROGRAMAS
A pauta da assembleia ainda abordou o funcionamento dos diversos programas mantidos pelo consórcio.
Lajinha e São João do Manhuaçu iniciaram a campanha de vacinação com apoio dos veículos Vacimóvel, dotados de toda a estrutura e suporte para as campanhas de vacinação fora das unidades de saúde.
A secretária de Saúde de Lajinha, Maíra Alves Pimentel, relatou a experiência bem-sucedida do município.
Na área de saúde, o gerente de transportes, Eliaber Alcântara, destacou a renovação da frota do Transporta SUS. Atualmente, o consórcio tem dezenove micro-ônibus e duas vans atendendo 13 municípios. Oito novos veículos já foram adquiridos e vão completar o processo de renovação e ampliação do serviço.
O assessor jurídico Dr. Rômulo Hastenreiter apresentou informações sobre questões essenciais do funcionamento dos consórcios públicos e os programas de integridade e transparência pública. Ele destacou os serviços e programas realizados de forma consorciada pelo CIS-Caparaó com os 15 municípios da região do entorno do Caparaó Mineiro.
O CIS-Caparaó apresentou informações sobre o programa de substituição de lâmpadas por LED que chegou à marca de 4.700 luminárias em 13 municípios.
O gerente de iluminação Marlon Vinícius explicou também o serviço de manutenção da iluminação pública nas cidades consorciadas. Ainda na assembleia, o representante da CME Energy Matheus Lage apresentou informações sobre programas de eficiência energética.
O assessor jurídico Dr. Igor Lacerda apresentou informações jurídicas e detalhou as licitações compartilhadas realizadas pelo consórcio para atender aos municípios.
O representante do programa Tech Dengue, José Renato, apresentou os resultados do trabalho desenvolvido pelo CIS-Caparaó nos municípios consorciados e nos demais municípios da SRS de Manhuaçu no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde.
Outra boa notícia foi a divulgação do rateio do saldo que será destinado aos municípios. O valor de 390 mil reais será dividido conforme o índice do Fundo de Participação.