MANHUAÇU (MG) - A Polícia Militar de Meio Ambiente flagrou, neste sábado, 17/05, um desmatamento ilegal de vegetação nativa na zona rural de Manhuaçu. A ação foi desencadeada após o recebimento de uma denúncia anônima, que relatava a ocorrência de supressão vegetal com uso de maquinário pesado.
Durante o deslocamento para averiguação da denúncia, os militares avistaram uma escavadeira hidráulica em plena atividade de destoca. Ao perceber a aproximação da equipe, o operador da máquina fugiu do local, embrenhando-se em uma plantação de café, abandonando o equipamento no terreno. Simultaneamente, outro indivíduo que estava em uma motocicleta, identificado como proprietário do terreno, também empreendeu fuga.
Por meio de imagens aéreas captadas por drone, foi possível documentar a ação e registrar o momento em que os envolvidos tentavam escapar da fiscalização. Um segundo operador, que atuava em uma pá carregadeira, foi abordado pela equipe.
Durante a abordagem, o operador confirmou que havia sido contratado no mesmo dia por um terceiro para abertura de estrada no local, o qual também seria responsável pela contratação do operador da escavadeira hidráulica que fugiu.
No local foram encontrados veículos com compartimentos adaptados para armazenamento de óleo diesel, utilizados para abastecimento dos maquinários, além de notas fiscais em nome de pessoa jurídica que coincidem com os dados do suspeito que operava a escavadeira.
A equipe policial constatou o desmate de vegetação nativa, sendo que sua extensão será dimensionada por meio de uso de imagens de satélite, que subsidiarão as providências administrativas cabíveis.
Quatro veículos diretamente envolvidos na prática do crime ambiental foram apreendidos, entre eles duas máquinas pesadas e dois automóveis. Os maquinários foram avaliados em valores que ultrapassam meio milhão de reais. Um dos envolvidos foi preso em flagrante por crime ambiental previsto na Lei nº 9.605/1998, artigo 38-A, e encaminhado a presença da autoridade policial de plantão.