MANHUAÇU (MG) - Com o início do período mais frio do ano, aumentam os números de casos de bronquiolite, infecção viral que pode se tornar grave, especialmente em crianças de até dois anos. Para aprimorar a assistência oferecida no Hospital César Leite, enfermeiros e fisioterapeuta da UTI Neonatal iniciaram, nesta segunda-feira (19/05), uma série de capacitações voltadas para os profissionais.
Nesta semana, ainda acontece outra capacitação com mais colaboradores, no dia 22. As orientações são fundamentais para a troca de experiências entre os profissionais e a oferta de um atendimento cada vez mais qualificado.
A bronquiolite é uma infecção viral que compromete a via aérea inferior e provoca desconforto respiratório. Se não for identificada nos três primeiros dias, pode se tornar bastante grave, ocasionando sequelas ou até mesmo a morte. A doença afeta, principalmente, crianças de até dois anos de idade, e se torna mais comum entre o outono e o inverno. Desde abril, o aumento de casos tem sido registrado em todo o Brasil.