Portal Caparaó - Alunos do CTSP sobem o Pico da Bandeira
Segurança

Alunos do CTSP sobem o Pico da Bandeira

03/07/2007 - Atualizado em 06/07/2007 09h08

A jornada durou cerca de 6h e serviu para avaliar o desempenho conjunto e individual da capacidade física dos estudantes, sobretudo em atividades aeróbicas de grande distância.

Conforme o Comandante da Companhia de Ensino e Treinamento (CET), Capitão Luiz Carlos Rhodes de Souza, “a atividade faz parte da preparação dos futuros soldados para atuarem em áreas montanhosas, muito típicas em Minas, quando da ocorrência de incêndio florestal e resgate de pessoa perdida”

LOCALIZAÇÃO

Situado na divisa dos Estados de Minas Gerais e Espírito, o Parque Nacional do Caparaó foi criado em 1961 e abriga, além do Maciço do Caparaó, rochas cristalinas que se elevam abruptamente formando elevações, onde se destaca o Pico da Bandeira.

Considerado em 1859, o ponto mais alto do País, na ocasião, o Imperador Dom Pedro II mandou hastear no topo uma bandeira, sendo esta a provável origem de seu nome.

Com 2.892 metros, o Pico da Bandeira é o terceiro ponto mais alto do Brasil, ficando atrás do Pico da Neblina, com 3.014 metros, e do 31 de Março, com 2.972,66 metros, ambos situados na Amazônia.

Em 1967, oito guerrilheiros do Movimento Nacional Revolucionário, que se escondiam na Serra do Caparaó, foram presos por policiais militares do 11º Batalhão, que montaram um estratégia especial para conseguir o feito. O resultado positivo obtido rendeu à Unidade a alcunha de Sentinela do Caparaó.

MARCO

 “É importante que os alunos conheçam o Parque Nacional do Caparaó, cenário da Guerrilha do Caparaó e marco histórico”, explica o Comandante do 11º BPM, Tenente-Coronel Geraldo Henrique Guimarães da Silva. Para o Oficial, esse tipo de jornada “é de suma importância não só para os alunos mas também para todos os mineiros, que não devem perder a oportunidade de conhecer o local”.

Um dos organizadores da caminhada, Capitão Rhodes, informou que a delegação do 11º Batalhão - composta de 135 alunos e 12 oficiais e praças - é a maior que, até agora, subiu o Pico da Bandeira de uma única vez.   Assessoria de Comunicação Organizacional - 03/07/07 - 19:10 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.