MANHUAÇU (MG) - A Câmara Municipal de Manhuaçu recebeu na tarde desta segunda-feira (19/05) o comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar de Manhuaçu, tenente-coronel Wesley Flávio Soares. Na pauta do encontro, o balanço sobre a segurança pública do município e o Sistema de Videomonitoramento Inteligente.
O comandante do 11º BPM apresentou números referentes à atuação da Polícia Militar. Em um comparativo na taxa de mortes violentas por 100 mil habitantes de janeiro a março deste ano, Manhuaçu registrou 5,18, enquanto no Brasil o número ficou em 16,43 e em Minas Gerais em 13,80. Na região do 11º BPM o índice foi de 3,47.
Outro dado apresentado pelo tenente-coronel Wesley Flávio Soares foi o de veículos subtraídos e recuperados na área do 11º BPM de 2016 a 2025 (janeiro a abril). A taxa de veículos recuperados em 2016 era de 73% e hoje está em 127%.
Ele destacou que o Sistema de Videomonitoramento Inteligente, que começou a ser implantando no mês de maio de 2024 nos distritos e em novembro do mesmo ano no distrito-sede de Manhuaçu, tem auxiliado na redução desta taxa. A implantação do sistema recebeu recursos de emendas dos vereadores e da antecipação de devolução parcial do saldo do duodécimo recebido pela câmara do poder executivo no ano passado.
Veículos apreendidos
O tenente-coronel Wesley Flávio Soares também apresentou números da série histórica de veículos apreendidos por adulteração/clonagem na área do 11º BPM. Em 2016 este número era de 39 e de janeiro a abril de 2025 saltou para 81. Segundo ele, o aumento nestes números também é um reflexo do Sistema de Videomonitoramento. “Agora temos um sistema mais eficiente”, enfatizou.
Ele apontou como principais benefícios do sistema a integração com outras plataformas de segurança e banco de dados, a recuperação de veículos furtados, a apreensão de veículos irregulares, a prisão de autores de crimes e o aumento da sensação de segurança.
O comandante do 11º BPM explicou que os números apontam que o investimento no Sistema de Videomonitoramento Inteligente foi justificado. A presidente da Câmara de Manhuaçu, vereadora Rose Mary, destacou a importância do sistema. “Quando aprovamos o projeto, sabíamos que traria bons resultados”, afirmou.
O tenente-coronel Wesley Flávio Soares ainda apresentou dados da Operação Zero Grau, que já apreendeu 33 motocicletas, e da Agrogerais Segura, segundo ele a maior operação da história na área rural da região. Na Agrogerais foram registradas 1.915 atividades preventivas e 2.314 veículos já foram fiscalizados.