ABRE CAMPO (MG) - O ex-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais desembargador Gilson Soares Lemes representou o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, nesta sexta-feira (04/07), na cerimônia de entrega de títulos de cidadania honorária e de medalha em Abre Campo, a cinco desembargadores da Corte mineira.
A entrega ocorreu por meio de sessão solene na Câmara Municipal de Abre Campo.
Foram homenageados com a cidadania honorária o presidente Corrêa Junior, que não pôde comparecer ao evento; o ex-presidente do TJMG desembargador Gilson Soares Lemes; o ex-presidente e e atual superintendente de Projetos Artísticos e Culturais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, que também não pôde comparecer; e o desembargador do TJMG Ramon Tácio, ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).
O desembargador do TJMG Wanderley Salgado de Paiva, natural de Abre Campo, foi homenageado com a Medalha Doutor Octávio de Paula Rodrigues, maior mérito concedido pelo Poder Legislativo da cidade.
A cidadania honorária foi concedida ainda ao ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) Mauri José Torres Duarte, que não esteve presente, e ao jornalista e radialista Acir Antão.
Novo fórum
Os títulos concedidos ao presidente Corrêa Junior e aos ex-presidentes Gilson Lemes e José Arthur Filho ocorrem em função do envolvimento dos agraciados no processo de autorização da construção do novo Fórum Doutor Octavio de Paula Rodrigues.
A pedra fundamental para a nova edificação foi lançada em 2022, na gestão do desembargador Gilson Lemes (2020-2022), e a inauguração do novo fórum ocorreu em abril do ano passado, durante a gestão do ex-presidente José Arthur Filho (2022-2024). Na época, o desembargador Corrêa Junior atuava como corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais.
Medalha
O primeiro a ser homenageado foi o filho da terra, desembargador Wanderley de Paiva, que recebeu a Medalha Doutor Octávio de Paula Rodrigues. Ana Cristina Paiva, sobrinha do magistrado, leu um discurso em homenagem ao tio.
"Recebo essa homenagem com muita emoção. Primeiramente, por receber uma medalha que leva o nome do grande advogado Octávio de Paula Rodrigues, uma pessoa simples que atuou, principalmente, em benefício dos mais pobres. Uma homenagem que partiu do meu amigo e vereador Raimundo Célio, que, pela segunda vez, preside o legislativo municipal. Por fim, ainda sou homenageado com um belo discurso feito por minha sobrinha Ana Cristina", frisou o desembargador.
A concessão da medalha foi uma iniciativa dos vereadores Raimundo Célio de Paiva, Edson Paula Miranda, Wanderson Adão Dias, Ricardo Andrade de Oliveira, Geraldo das Graças Meira e Joaquim Antônio Sétimo.
Com a ausência do presidente Corrêa Junior, coube ao ex-presidente do TJMG desembargador Gilson Soares Lemes discursar em nome dos agraciados. Ele recebeu o título de cidadão honorário de Abre Campos das mãos do vereador Raimundo Célio de Paiva, autor do projeto.
O prefeito de Abre Campo, Márcio Vitor, agradeceu a presença de todos na solenidade e destacou os serviços prestados pelos homenageados ao povo de Abre Campo:
"Todos vocês muito nos honram com suas presenças. Recebam a nossa gratidão por tudo que fazem por nossa cidade", disse.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Raimundo Célio de Paiva, encerrou a solenidade agradecendo a presença de todos, com destaque ao desembargador Wanderley Paiva.
"É uma justa homenagem a este filho da terra, que sempre honrou o nome de Abre Campo, fato que nos orgulha muito", pontuou o vereador.
Mesa de honra
Compuseram a mesa de honra do evento o presidente em exercício do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargador Ricardo Rabelo; o presidente da Câmara Municipal de Abre Campo, vereador Raimundo Célio de Paiva; o vice-presidente da Câmara Municipal de Abre Campo, vereador Edson Paula Miranda; o 1º Secretário da Câmara Municipal, vereador Wanderson Adão Dias; o prefeito municipal de Abre Campo, Márcio Pessoa Moreira Victor; o deputado estadual Roberto Andrade; e o ex-prefeito de Abre Campo, Márcio Moreira Vitor.
Também registraram presença na solenidade o ex-presidente do TJMG desembargador Joaquim Herculano, natural da cidade; os desembargadores do TJMG Alberto Deodato, Maria Luísa Assunção, Manoel dos Reis Morais e Marco Antônio de Melo; o diretor do foro de Abre Campo, juiz Rodrigo Maas dos Anjos; o vice-prefeito de Abre Campo, Edalmo de Sousa Chaves; o deputado federal Mário Heringer; os vereadores de Abre Campo Ricardo Andrade de Oliveira, Joaquim Antônio Sétimo, Geraldo das Graças Meira, Jorge Luiz Correa Rosa, Leonel Santana Filho e César Netto Rosa; o advogado Sérgio Santos Rodrigues; além de juízes de comarcas da região, representantes das Polícias Civil (PCMG) e Militar (PMMG), do Ministério Público de MInas Gerais (MPMG) e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG).