Portal Caparaó - Carangola poderá ter estátua de Santa Luzia
Geral

Carangola poderá ter estátua de Santa Luzia

11/12/2009

Moradores de Carangola querem construir uma estatua da padroeira da cidade, Santa Luzia, com 33 metros de altura. Seria a maior obra do tipo no Brasil. Lideranças e religiosos organizam um projeto e querem captar recursos junto aos governos do Estado e Federal para viabilizar a construção. 

A construção de um monumento à Santa Luzia foi idealizada ainda em 2005. Francisco Cabral, quando ainda era Presidente da Câmara Municipal, sugeriu a obra como uma alternativa turística para Carangola e região e teria um forte apelo religioso por causa da padroeira da cidade. “Agora o sonho e o projeto ganham aprovação da igreja e apoio popular”, destaca Francisco Cabral.

Há cerca de 40 anos, a cidade recebeu o cantor Roberto Carlos para um show beneficente devido a devoção dele a Santa Luzia. “Após algumas conversas e pesquisas, constatamos que o Jubileu de Santa Luzia, que é concedido pelo Vaticano, realizado em Carangola é o único do Brasil. Queremos mostrar esses episódios no nosso projeto”, garante Francisco Cabral.

Uma comissão se reuniu com representantes da família Nolasco, proprietária da área, localizada na pedreira acima do Colégio Estadual com acesso pelo Loteamento Alterosa, apresentando a idéia da construção do monumento e iniciando as negociações sobre a aquisição do terreno. A localização é privilegiada. O monumento poderá ser visto de todos os pontos da cidade. Estiveram também com os Párocos Padre Toninho e Padre Jusciano que aprovaram e abençoaram a idéia.

A idéia e buscar apoio dos Ministérios das Cidades, da Integração Nacional e do Turismo e levar o projeto ao Governo Estadual a fim de conseguir recursos para a construção.

CRUZEIRO E VIA CRUCIS

Outro projeto religioso que começa a ganhar forma é a construção das 14 estações da Via Crucis no morro de acesso ao Cruzeiro, onde todos os anos os fiéis na Sexta-feira Santa fazem a peregrinação religiosa.

“O Cruzeiro que já tem uma bela história de sua construção, pois foi levado nas costas pela população até o topo do morro. Contam que, quando o Padre da época subiu sobre o mesmo, ele ficou mais leve de ser carregado. Esse monumento ruiu com uma chuva em 1997 e foi totalmente recuperado com o apoio de uma comissão de populares liderados pelo Alberto Salim e Dr. Mauricio Valladão, filho de um dos construtores Mauro Valladão”, essas histórias já justificam nosso empenho em abraçar essa idéia.

Francisco Cabral defende o turismo religioso como uma alternativa para gerar oportunidade de trabalho e renda à população. “Criar alternativas, buscar a identidade e cultura de nossa gente é o primeiro passo para se consolidar um trabalho e atingir as metas do crescimento do turismo esperadas”, finalizou.

Carlos Henrique Cruz - 00:16
 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.