Portal Caparaó - Ação une saúde e lazer em prol do aumento de cobertura vacinal em Manhuaçu
Geral

Ação une saúde e lazer em prol do aumento de cobertura vacinal em Manhuaçu

09/07/2025 - Atualizado em 09/07/2025 07h07

MANHUAÇU (MG) - Uma grande ação de saúde e lazer foi realizada no centro de Manhuaçu no último sábado, 05 de julho, com um único objetivo, aumentar a cobertura vacinal, sobretudo de crianças. A campanha Vacina Manhuaçu quer conscientizar a população da importância de se vacinar, se protegendo contra doenças preveníveis.

Além da rua de lazer com shows, guloseimas e brincadeiras para a criançada, também houve aferição de pressão arterial e glicose, realização de testes contra Infecções Sexuais Transmissíveis, orientações sobre alimentação, saúde bucal e mental.

“Esta é uma ação da Secretaria de Saúde, em parceria com outras secretarias, unidas em prol da saúde e bem estar da população de Manhuaçu. Assim como em todo o país, estamos enfrentando uma dificuldade em atingir níveis satisfatórios de cobertura vacinal em nosso município, sobretudo de grupos prioritários, como idosos e crianças. É muito importante que as pessoas não abandonem esse método de prevenção e se vacinem”, destacou Juliano Estanislau, secretário de saúde de Manhuaçu.

O SUS possui o Programa Nacional de Imunização (PNI), que é amplamente reconhecido como um dos maiores e mais bem-sucedidos programas de vacinação do mundo, servindo de referência para outros países, o que foi ressaltado por Lorena Gonçalves, gerente de vigilância em saúde. “Temos ao todo 30 vacinas oferecidas de graça para a população por meio do SUS, algumas são de acordo com a faixa etária e grupo prioritário, o que nos coloca numa posição de destaque. É graças a elas que algumas doenças estão erradicadas em nosso país e temos que continuar assim, mas é preciso que a população se vacine”.

Quem não pôde participar da ação e se vacinar, pode procurar qualquer uma das unidades de saúde, conhecido como postinho, para receber a sua proteção. “Nossas unidades estão de portas abertas para receber quem deseja se vacinar, se proteger. As vacinas são testadas e atualizadas todos os anos, por isso são seguras. Não deixe de se vacinar!”, enfatiza Dayane Knupp, coordenadora da atenção primária à saúde.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.