Portal Caparaó - Prefeitura de Reduto entrega primeiros óculos do Projeto Miguilim a estudantes
Segurança

Prefeitura de Reduto entrega primeiros óculos do Projeto Miguilim a estudantes

12/07/2025 - Atualizado em 12/07/2025 07h28

REDUTO (MG) - Estudantes da rede pública de Reduto começaram a receber nesta sexta-feira (11) os primeiros óculos do Projeto Miguilim, uma iniciativa que une as secretarias municipais de Saúde e Educação com o objetivo de promover a saúde ocular e auditiva de crianças e adolescentes em idade escolar.

O projeto é fruto de uma parceria da Prefeitura de Reduto com o governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG). Ele foi instituído pela Deliberação CIB-SUS/MG Nº 4.284, de julho de 2023, e está sendo implementado em diversas cidades mineiras.

Além da realização de exames clínicos especializados, o Miguilim prevê a entrega gratuita de óculos para estudantes com indicação médica. Em Reduto, a coordenação é feita pela equipe da Atenção Primária à Saúde, com apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Durante a entrega realizada nesta sexta-feira, a Prefeita Cintia Matos destacou o impacto positivo do programa na vida escolar dos alunos. “Estamos garantindo mais qualidade de vida, saúde e, principalmente, melhores condições para que nossas crianças aprendam”.

O nome do projeto faz referência ao personagem Miguilim, do escritor mineiro Guimarães Rosa — um menino do sertão que tinha dificuldades para entender o mundo ao seu redor devido a problemas de visão e que passa a enxergar com clareza após receber seus primeiros óculos.

A previsão é de que novos estudantes continuem sendo beneficiados nos próximos meses, conforme os exames forem realizados e as necessidades identificadas. O programa representa uma ação concreta de promoção da saúde e inclusão escolar. "Parabéns a todos os envolvidos! Juntos, construímos um futuro melhor", reforçou a prefeita.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.