BELO HORIZONTE (MG) - O Governo de Minas anunciou, na sexta-feira (18/7), o programa de saneamento básico e a entrega de kit de máquinas agrícolas para os 38 municípios diretamente atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, em 2015. A medida foi comunicada pelo vice-governador Mateus Simões, durante reunião com o Fórum de Prefeitos do Consórcio Público de Defesa e Revitalização do Rio Doce (Coridoce), realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Há projetos que vão desde obras rodoviárias, iniciativas de reflorestamento, recuperação do rio, qualificação profissional, fortalecimento da rede assistencial, recuperação produtiva das propriedades rurais até o fortalecimento da segurança pública, além das demandas executadas com recursos previstos para as ações compensatórias.
O vice-governador de Minas Gerais enfatizou a oportunidade de apresentar o Novo Acordo de Mariana para os próximos 20 anos. "Esse encontro foi focado em explicar o que é, o que nós temos pela frente em termos de oportunidades e desafios. Podemos anunciar que agora vamos priorizar a entrega de kits de máquinas para os 38 municípios diretamente atingidos. Nos próximos dias, vamos discutir tecnicamente qual a melhor forma de fazer essa distribuição", destacou Mateus Simões.
Entre os projetos compensatórios de mobilidade está a conclusão da rodovia LMG-840, que hoje conecta Pedra Bonita ao distrito de Padre Fialho, em Matipó. A obra terminará a ligação de Pedra Bonita até a BR-116, com previsão de início em março de 2026 e conclusão em novembro de 2027.
O investimento é de 5 milhões de reais, conforme destacou o deputado estadual João Magalhães, durante o evento na cidade administrativa. “Vice-governador, nosso muito obrigado por atender ao grande anseio dos prefeitos com a aquisição de kit de máquinas agrícolas. Infelizmente, máquinas são caríssimas e muitos municípios não têm condição de adquirir e vão receber o kit. E agradecer também pela inclusão do acesso de ligação de Pedra Bonita à BR-116, faltam 5 quilômetros e, há pouco mais de um mês, estive visitando o local junto com o diretor do DER-MG. É um desejo, um sonho da cidade, ter uma ligação histórica aqui para região entre as BRs-262 e 116”, afirmou o líder do governo na ALMG.
A repactuação libera R$ 132 bilhões em novos recursos para ações de reparação, dos quais R$ 81 bilhões serão aplicados diretamente em Minas Gerais, priorizando as áreas afetadas na Bacia do Rio Doce.