Portal Caparaó - Formatura do Proerd em Manhuaçu
Geral

Formatura do Proerd em Manhuaçu

13/12/2009

Em clima de alegria, foi realizada na manhã da sexta-feira, dia 11, na Praça Cordovil Pinto Coelho, a formatura de alunos que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD). Desenvolvido por policiais militares, é uma atividade de caráter social preventivo com alunos do 5º ano que se encontram na faixa etária de 09 a 12 anos, e, adolescentes do 7º ano, na faixa etária de 12 a 14 anos de idade.  

O programa é aplicado nas escolas da rede de ensino público e privado, através do esforço entre a Polícia Militar, escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, conscientizando os alunos sobre o risco com o envolvimento com as drogas (líticas e ilícitas). Além disso, durante os encontros com os proerdianos, os professores (policiais militares) despertam nas crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver as duas potencialidades, ajudando a prepará-los para o futuro, a fim de tornarem uma geração consciente no exercício de sua cidadania, dizendo não às drogas. Veja as fotos

Para o comandante do 11º BPM., Tenente Coronel Ney Castro, o programa tem mostrado resultados surpreendentes, tanto para a Polícia Militar, quanto para a família e a escola. “O trabalho é contínuo com as crianças e adolescentes. O PROERD tem despertado e distanciado muitos adolescentes das drogas. Com isso, eles têm sido multiplicadores e feito a diferença”, destaca o comandante.

O coordenador do Proerd em Manhuaçu, Tenente Márcio diz que a reprocidade entre policiais e alunos tem sido importante para a conciliação fazendo uma escolha positiva. Ele anuncia que a partir de 2010, o programa será adequado também para a pré-escola. “Além dos 5º e 7º anos, será implementado para os pais serem capacitados, para formarem uma rede de apoio”, ressalta o oficial.

Os policiais responsáveis pela metodologia de ensino ficaram emocionados ao sentirem nas crianças a alegria de uma etapa vitoriosa, o reconhecimento e a certeza de uma geração consciente que começa a surgir. Ao todo, são 1924 alunos proerdianos que participaram do programa e agora trilham novos caminhos em busca do futuro.

Eduardo Satil - 14:45 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.