Portal Caparaó - Manhuaçu discute contratualização de serviços de saúde com SES-MG
Política

Manhuaçu discute contratualização de serviços de saúde com SES-MG

25/07/2025 - Atualizado em 25/07/2025 05h21

MANHUAÇU (MG) - Representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) estiveram no município nesta quarta-feira (23) para tratar sobre processos de contratação dos serviços de saúde, com foco na formalização da parceria com o Hospital César Leite (HCL), referência no atendimento regional.

O encontro contou com a presença do subsecretário de Regionalização da Saúde, Luís Fernando Prado, do superintendente Regional de Saúde de Manhuaçu, Vitor Carvalho, além de equipes técnicas do Estado e do município.

Definição de diretrizes

Durante a reunião, foram discutidas diretrizes para a formalização de contratos com prestadores de serviços de saúde, como hospitais e clínicas. O objetivo é garantir mais clareza, eficiência e alinhamento com as políticas públicas do setor.

O secretário municipal de Saúde, Juliano Estanislau, destacou a importância de contratos bem estruturados. “Este é um processo por meio do qual definimos o que será executado, as responsabilidades de cada parte, pontos de atenção, penalidades por descumprimento e mecanismos de controle e avaliação. Todos os serviços adquiridos pela Secretaria precisam estar em contratos claros, garantindo a qualidade do atendimento à população”, explicou.

Segundo o subsecretário Luís Fernando Prado, a contratualização em saúde possui especificidades que precisam ser observadas. Ele ressaltou que Minas Gerais passou recentemente por um amplo processo de plenagem dos municípios, e Manhuaçu já se destacava na gestão em saúde. “Estamos aproveitando essa condição para aprofundar a contratualização, especialmente considerando a importância do Hospital César Leite como prestador de serviços. Nossa proposta é usar essa experiência como um primeiro case, garantindo que o contrato reflita as políticas assistenciais e hospitalares, promovendo eficiência na prestação dos serviços”, afirmou.

A SES-MG seguirá trabalhando em conjunto com o município para fortalecer a articulação entre Estado e prefeituras, com foco na regionalização da saúde e na garantia de atendimento de qualidade para a população.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.