Portal Caparaó - Secretário de Estado de Saúde visita obras do Hospital Escola em Matipó
Geral

Secretário de Estado de Saúde visita obras do Hospital Escola em Matipó

25/07/2025 - Atualizado em 25/07/2025 11h00

MATIPÓ (MG) - O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, visitou nesta quinta-feira (24/7) as obras do Hospital Escola Gardingo, em Matipó. A agenda contou com a presença do deputado estadual João Magalhães, do prefeito Fabinho Gardingo e do presidente da mantenedora da Univértix, João Gardingo.

O hospital, que está sendo construído no trevo de Matipó e será vinculado ao Centro Universitário Univértix, terá 500 leitos e pretende se tornar referência tanto na formação de profissionais da área da saúde quanto no atendimento pelo SUS. A proposta é que a unidade funcione como hospital-escola, oferecendo estrutura para residência médica, estágios e especializações.

Durante a visita, o secretário Fábio Baccheretti destacou a importância da obra para ampliar a rede de saúde no interior e reduzir a sobrecarga de hospitais de referência, como o Hospital César Leite, em Manhuaçu: “Nós temos uma região que depende muito de poucos hospitais, em especial o Hospital César Leite, que está sempre muito estrangulado. Esse novo hospital vai reorganizar isso tudo. Nossa visita é para prestar o primeiro apoio e iniciar a discussão: o que vamos atender aqui? Quais são as oportunidades? Elas são várias”, afirmou.

Ele também reforçou que a unidade chega com um duplo papel: atender pelo SUS e formar profissionais especializados. “Agora, um hospital que chega com uma proposta de atendimento ao SUS e também com uma vertente focada na questão do ensino é algo muito positivo. Vai formar grandes profissionais — médicos, enfermeiros, residentes e especialistas — que são tão difíceis de fixar no interior. Com essa estrutura, vamos conseguir manter esses profissionais aqui, oferecendo saúde de qualidade, comparável aos grandes centros como Belo Horizonte”, explicou.

Baccheretti ainda lembrou que experiências semelhantes já transformaram realidades no Estado:“Eu vi isso acontecer em Araguari, no Triângulo Mineiro, com um hospital-escola. Agora teremos essa transformação aqui em Matipó. Estou feliz com a iniciativa da universidade e por estarmos construindo juntos esse projeto”, completou.

Referência regional

De acordo com o deputado João Magalhães, a expectativa é que o hospital esteja funcionando em até dois anos: “Como já antecipou o nosso provedor João Gardingo, em 2027 teremos essa estrutura pronta. Já estamos iniciando, junto ao governo do Estado e com o secretário, os procedimentos para que o hospital, assim que abrir as portas, esteja com todos os convênios firmados com o Estado e com a União para iniciar atendimento 100% SUS, se Deus quiser”, disse.

O parlamentar também destacou que o hospital será um marco para a saúde regional e que outras iniciativas estão sendo discutidas: “Queremos trazer também uma UPA para Matipó, e a ideia é construí-la ao lado do hospital, garantindo integração no atendimento e na gestão dos serviços”, afirmou.

Investimento na educação e no desenvolvimento regional

O presidente da Mantenedora da Univértix e do Hospital Escola Gardingo, João Batista Gardingo, ressaltou o impacto do projeto para a região: “A nossa faculdade chegou simples, com dois cursos — Administração e Enfermagem —, mas hoje já temos 20 cursos. Agora, com a Medicina e esse hospital, vamos fazer muito mais. Esse hospital vai abraçar quem mais precisa, e é para isso que trabalhamos dia e noite: cuidar da saúde do povo e transformar a realidade regional”, afirmou.

Ele ainda destacou que a iniciativa vai além da saúde, impactando também a formação profissional: “Vamos formar médicos, enfermeiros e outros especialistas que hoje são difíceis de encontrar no interior. Isso vai fixar profissionais e melhorar a qualidade de vida da população”, completou.

Dia histórico

O prefeito Fabinho Gardingo classificou a visita do secretário como um momento histórico para a cidade: “Assim que esse hospital estiver pronto e a UPA funcionando, tenho certeza de que nossa população vai ter uma saúde de ponta. É uma saúde em que a pessoa chega e é atendida com carinho, com amor ao próximo. Essa visita marca o início de uma nova história na saúde de Matipó”, disse o prefeito, emocionado.

Carlos Henrique Cruz / Jailton Pereira 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.