Portal Caparaó - PRF aborda carreta que quase causou colisão frontal em curva na BR-116
Segurança

PRF aborda carreta que quase causou colisão frontal em curva na BR-116

25/07/2025 - Atualizado em 25/07/2025 09h32

MURIAÉ (MG) - Na tarde desta quarta-feira, 23/07, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Muriaé/MG realizou a abordagem de uma carreta após receber denúncia de um usuário da rodovia. O veículo de carga foi flagrado, por meio de vídeo, realizando ultrapassagem proibida em curva, no trecho entre os municípios de Miradouro e Muriaé, na BR-116.

Nas imagens, é possível ver que a manobra imprudente quase causou uma colisão frontal com um automóvel que trafegava em sentido contrário, sendo que o condutor deste veículo precisou desviar bruscamente para a terceira faixa a fim de evitar o acidente.

Após diligências, a equipe PRF localizou e abordou o conjunto veicular, que transitava da Bahia com destino a São Paulo. Durante a fiscalização, os policiais verificaram, por meio da análise do disco diagrama do cronotacógrafo, que o motorista descumpriu o tempo mínimo de descanso obrigatório. Nas últimas 24 horas, a maior parada registrada foi de apenas 3 horas e 30 minutos, realizada na madrugada anterior, em desacordo com a legislação vigente.

Diante da infração constatada, o condutor foi autuado com base no art. 67-C, § 3º do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e teve sua viagem interrompida, sendo obrigado a cumprir 11 horas ininterruptas de descanso antes de retomar o deslocamento.

O condutor não foi autuado pela ultrapassagem forçada devido à legislação de trânsito proibir a atuação por vídeos produzidos por terceiros e entregues ao policial.

A PRF reforça que condutas imprudentes como ultrapassagens indevidas e o descumprimento da jornada de trabalho representam riscos graves à segurança viária. Denúncias podem ser feitas por meio do telefone de emergência 191.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.