MANHUAÇU (MG) - O Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu (COAMMA) realizou, pela quarta edição consecutiva as Eleições Unificadas, para a escolha da diretoria de várias associações, que estavam aptas a participar do novo processo acontecido neste domingo, 27. Ao todo, quatorze associações participaram do processo eleitoral. A diretoria executiva do Coamma discutiu o assunto durante as últimas reuniões do conselho, para as devidas orientações de como cada associação deveria trabalhar junto à comunidade.
Durante o processo de votação, que ocorreu em bairros da cidade, distritos e comunidades rurais, os moradores compareceram, exercendo assim, a cidadania em prol do crescimento de cada bairro, bem como o fortalecimento da entidade. Para facilitar a condição de os moradores entenderem a intenção de cada candidato, o COAMMA passou orientação a todos de que deveriam mobilizar os moradores, para estarem envolvidos nesse momento considerado tão importante. Em vários bairros, distritos e comunidades rurais foi apresentação de chapa única para concorrer ao pleito eleitoral.
Para a presidente do Conselho das Associações de Moradores, Marines Bragança, as Eleições Unificadas seguramente foram marcantes, até mesmo para reestruturar as entidades, para uma gestão de trabalho mais organizado. Marines considera um avanço no tocante a conscientização dos candidatos e moradores, que acostumaram com o novo processo de escolha. Novas agregações de bairros e o retorno da associação de São Sebastião do Sacramento foi um avanço perante ao trabalho.
“O que queremos agora de cada diretoria é um trabalho, com afinco e determinação. As pessoas novas que surgem fortalece as ações comunitárias. Sendo a quarta edição das Eleições Unificadas, indica que deu certo. Poucas renovações em algumas entidades, mas as comunidades estão entendendo a importância de uma organização voltada ao bem comum”, detalha Marines Bragança.
Eduardo Satil / Rádio Caparaó