Portal Caparaó - Feira de negócios da Coocafé vai ser Carbono Neutro
Agronégocios

Feira de negócios da Coocafé vai ser Carbono Neutro

30/07/2025 - Atualizado em 31/07/2025 06h36

LAJINHA (MG) - Nesta quinta (31/07) até sábado (02/08), acontece a Feira de Negócios da Coocafé, em Lajinha. Um evento anual, que semelhante ao ano passado, vai ser novamente um evento carbono neutro. O planejamento envolve a compensação da pegada de carbono referente a preparação da feira e a movimentação do público, inclusive abrangendo o deslocamento das pessoas até a área do Armazém Areado, onde acontece o evento. A iniciativa segue alinhada com a estratégia da cooperativa de contribuir com o avanço da sustentabilidade no campo.

A compensação da pegada de carbono será promovida pela empresa Eccaplan, uma greentech, que atua no mercado desde 2008 promovendo a recuperação e regeneração de ecossistemas. Uma das formas de compensação das emissões de gases de efeito estufa, envolvendo a realização de eventos, ocorre com o apoio a projetos socioambientais certificados.

A Feira de Negócios da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha, que chega a 14ª edição, vai contar com a participação de dezenas de expositores que levarão para os estandes novidades tecnológicas e produtos de grandes marcas do mercado agro nacional. Entre os parceiros da cooperativa, está a NetZero, que produz biochar. O condicionador de solo traz benefícios agronômicos e ajuda a remover a longo prazo o carbono da atmosfera. A NetZero vai sortear 700 quilos de Biochar, durante a feira, e pretende demonstrar aos produtores os benefícios que o condicionador de solo traz para as lavouras de café, baseada em pesquisas.

A cooperativa, que conta com mais de 10.000 produtores associados, acredita que a Feira de Negócios acontece em um momento estratégico no calendário de produção das regiões das Matas de Minas e Montanhas do Espírito Santo. “É o momento estratégico para nós fazermos as nossas definições do que é que nós vamos usar para os nossos tratos culturais. Café é uma coisa que não fica esperando muito tempo, ele tem o tempo certo de fazer as coisas, e nós entendemos que, estrategicamente, esse é o momento certo. O café ainda está com poder de conversão muito interessante, apesar de ter baixado um pouco, nós não podemos ignorar a necessidade da planta, e fazendo os tratos culturais adequados nós vamos ter uma planta saudável e uma produção grande também para o ano que vem. A feira de negócios vem este ano com muito vigor trazendo ofertas de produtos, de serviços, de financiamentos”, destacou Fernando Cerqueira, Diretor- Presidente da Coocafé.

A entrada na feira de negócios, em Lajinha, é gratuita. Haverá, também, workshops, palestras, concurso de café, praça de alimentação e espaço kids. A programação vai de 08h às 18h nos dias 31 de julho e 1 de agosto, e sábado, 2 de agosto, de 08h ao meio-dia.

por Comunicação Coocafé

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.