MANHUAÇU (MG) - Fundada em 1978, pelos contadores Adolpho Portes de Carvalho e José Portes de Carvalho, a Ética Contábil Jurídica chega a 2025 comemorando 47 anos de atuação, com o lema que traduz sua essência: “Somos mais que contabilidade, somos parceiros.”
Ao longo de quase meio século, a empresa consolidou-se como uma das maiores referências contábeis do Brasil, atuando hoje em oito estados brasileiros — Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Ceará, Amazonas e Bahia — sempre com foco em soluções inteligentes, proximidade com o cliente e compromisso com o desenvolvimento sustentável.
A história da Ética também se confunde com a trajetória de André Farrath Jaegger de Oliveira, que ingressou no escritório ainda em 1980 como office-boy. “Foi o Adolpho quem me convidou para integrar o quadro societário da Ética, e ele mesmo me incentivou a cursar Ciências Contábeis e Direito”, relembra Farrath, hoje um dos sócios e líderes da organização.
Planejamento Tributário
Entre os serviços mais destacados, está o Planejamento Tributário, com foco na redução legal da carga de impostos e na melhoria da saúde financeira das empresas. Com equipe especializada, a Ética busca oferecer estratégias que respeitam a legislação e aumentam a competitividade dos clientes.
Com uma estrutura moderna, o escritório opera com robôs que trabalham 24 horas por dia, integrados aos softwares dos clientes, garantindo agilidade e precisão nas rotinas contábeis, fiscais e de pessoal.
Outro diferencial é a certificação digital própria, que permite ao cliente realizar todos os procedimentos sem sair de seu ambiente de trabalho — comodidade e segurança em um só serviço.
Zero Papel e práticas ESG
A Ética Contábil Jurídica também é pioneira em práticas sustentáveis. Com o Projeto Zero Papel, praticamente aboliu o uso de impressoras e documentos físicos em sua operação. Toda a cadeia de processos — emissão de notas fiscais eletrônicas, guias, impostos e folha de pagamento — é 100% digital.
A empresa também implantou rotinas voltadas ao ESG (Environmental, Social and Governance), equilibrando desempenho financeiro com impacto social positivo e responsabilidade ambiental.
O escritório conta com um “timaço” de profissionais altamente qualificados, com foco no bem-estar social e financeiro das empresas atendidas. A cultura interna da Ética valoriza o trabalho em equipe, a atualização constante e a proximidade com o cliente.
Durante a manhã desta quarta-feira, 06/08, a equipe da Ética Contábil e Jurídica recebeu amigos e parceiros da imprensa para um café e um bate-papo sobre a trajetória do escritório. Um momento especial de recordações e muito aprendizado.
Farrath lembrou a parceria com várias empresas e negócios em Manhuaçu e região. Além disso, citou a filosofia de trabalho da Ética. Muito antes de o tema se popularizar, a jornada de trabalho de 35 horas semanais já é uma realidade no negócio, demonstrando seu compromisso com a qualidade de vida e o bem-estar da equipe. Para a empresa, cuidar de quem cuida dos clientes é parte essencial do sucesso.