Portal Caparaó - Alunos da creche de Sacramento dão exemplo de talento
Geral

Alunos da creche de Sacramento dão exemplo de talento

15/12/2009

A palavra valorização tem sido fator primordial nas creches municipais, que trabalham o lado pedagógico com as crianças. Na elaboração do plano de aula, os professores buscam a motivação e dinâmica para as atividades, seguindo o roteiro passado pela Secretaria Municipal de Educação. Um dos exemplos foi a exposição dos trabalhos dos alunos da Creche 13 de Maio, em São Sebastião do Sacramento.
Nos últimos anos, as creches recebem assistência na área pedagógica, acompanhamento de profissionais qualificados no desenvolvimento de um projeto específico. As educadoras são auxiliadas pela coordenadora municipal das creches, Geralda Aparecida Moreira, para executarem todas as atividades. A exposição dos trabalhos aconteceu duas vezes esse ano para que os pais e a comunidade pudessem conhecer os trabalhos. As crianças ficaram motivadas e valorizadas tendo as atividades expostas e observadas por pessoas que contribuem com todas as ações promovidas pelo educandário.
CONHECENDO O TRABALHO DAS CRIANÇAS
Na última sexta-feira, foi realizada a segunda exposição deste ano para mostrar os trabalhos e marcar o final de mais um ano letivo: com o nome “Cantar, brincar e dançar: o mundo encantado das histórias e conhecendo os animais”. As crianças puderam desenvolver a criatividade, o raciocínio, a psicomotricidade, linguagem oral, respeito ao próximo e a natureza, com noções de higiene e boa alimentação.
Dentre as tantas maneiras para desenvolver os projetos, a maior satisfação dos monitores e coordenadores foi o de ter implantado semanalmente, o dia de contar histórias. Através de rodízio, as educadoras trazem histórias variadas de acordo com os projetos. Com essa metodologia, as crianças imaginam, se divertem, dançam, cantam e recontam histórias.
Para a coordenadora da Creche 13 de Maio, Marijanes Aparecida Dornelas Silva, as atividades têm contribuído para o desenvolvimento das crianças que freqüentam o educandário. O idealizador da creche em Sacramento, Altamir João da Silva, diz que as dificuldades têm sido superadas, graças ao apoio da comunidade que acredita no trabalho dos funcionários, que não medem esforços para cuidar das crianças. “Aqui todos são tratados com igualdade, recebem acompanhamento e carinho de cada um”, ressalta Altamir João.
REALEZA TAMBÉM FEZ FESTA
Para encerrar as atividades do ano letivo de 2009, a escola municipal e creche de Realeza também realizaram exposição de trabalhos. Ao longo do ano, foram muitas atividades desenvolvidas. Apresentar aos pais e professores o trabalho foi motivo de orgulho para os alunos, que vibraram com a presença da comunidade no educandário.
O bom resultado de todo o trabalho, deve-se ao apoio do Secretário Municipal de Educação, Eduardo Portilho, equipe pedagógica e da coordenadora das creches, Geralda Aparecida Moreira. A valorização e incentivo tem sido dois fatores salientados pelo Secretário Eduardo Portilho, a fim de que a participação seja cada vez maior dentro dos estabelecimentos de ensino no  município.
Eduardo Satil - 18:11 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.