MANHUAÇU (MG) - A Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu, por meio da Coordenação de Vigilância Ambiental, realizou, na quarta-feira (6/8), uma capacitação técnica com os agentes de combate às endemias do município, como parte das ações preparatórias para a Campanha de Vacinação Antirrábica 2025.
A atividade contou com o apoio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu e foi conduzida pelo médico-veterinário Ernesto Grillo, responsável técnico em Zoonoses da SRS. A campanha tem início previsto para o próximo domingo (11/8) e segue até 25/9, com atendimento nas áreas urbana e rural do município.
De acordo com Ernesto Grillo, a capacitação teve como objetivo atualizar os profissionais sobre os protocolos da campanha e garantir uma atuação segura e eficaz.
“A expectativa é vacinar mais de 16 mil animais em Manhuaçu. A equipe está agora apta a executar a campanha com responsabilidade e dentro das diretrizes estabelecidas” afirmou Ernesto que também reforçou a importância da imunização. “A raiva é uma doença 100% letal. Vacinando os animais, prevenimos a transmissão do vírus para os seres humanos”, destacou.
O superintendente regional de Saúde de Manhuaçu, Victor Carvalho Vieira, ressaltou que a ação integra a estratégia estadual de controle da raiva animal e humana, e que a participação da população é fundamental.
“Convocamos os tutores de cães e gatos dos nossos 34 municípios a acompanharem os comunicados das secretarias municipais de saúde e levarem seus animais aos pontos de vacinação. Essa é uma medida essencial para a promoção de um ambiente mais seguro e saudável para todos” afirmou o superintendente.
Sobre a vacinação
A vacinação é gratuita para cães e gatos a partir de 3 meses de idade. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu tem dado todo suporte técnico e orientações aos municípios que compõem as microrregiões de Saúde de Carangola e Manhuaçu.
Antonio Rodrigues / SRS Manhuaçu