Portal Caparaó - Senar Minas celebra dia dos pais com história de sucessão familiar em Lajinha
Agronégocios

Senar Minas celebra dia dos pais com história de sucessão familiar em Lajinha

12/08/2025 - Atualizado em 12/08/2025 18h19

LAJINHA (MG) - Em comemoração ao dia dos pais, celebrado no último domingo (10/8) o Sistema Faemg Senar publicou em suas redes sociais, um vídeo produzido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Lajinha que conta a história de pai e filho compartilhado o amor pela cafeicultura e os cuidados com a produção.

A história de Devaneo Fialho e seu filho Diogo Tavares é exemplo de sucessão rural construída com parceria e inspiração. Produtor de café e criador de gado, Devaneo conta que sempre levou Diogo para a roça, mesmo morando na cidade. “Eu e ele somos carne e unha. Sempre estive com meu pai em todo lugar”, conta o jovem.

Aos 18 anos, Diogo trocou o sonho familiar de vê-lo médico pela vontade de seguir no campo. Ingressou no curso de Agronomia para ampliar conhecimentos e melhorar a produção. “Me inspiro no meu pai. Quero continuar o legado e buscar renovar o que a gente já tem hoje”, afirma. Para Devaneo, dar liberdade ao filho foi essencial. “A cabeça jovem é mais aberta. Ele já está assumindo, conhecendo a produção, e isso me deixa muito satisfeito”.

Essa parceria também se fortaleceu com o acompanhamento do programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG Café+Forte, do Sistema Faemg Senar. As visitas e orientações do técnico de campo, Bruno Venzel proporcionaram um manejo mais eficiente, novas variedades e aumento de produtividade e adequação da gestão. E, além disso, a união e a troca entre pai e filho. Em cerca de 70% das visitas, Diogo está presente, aprendendo na prática o que vai garantir o futuro da propriedade.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.