SÃO JOÃO DO MANHUAÇU (MG) - São João do Manhuaçu recebeu profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social e gestão e famílias moradoras do município para o I Fórum do Espectro Autista, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. O evento teve como objetivo reforçar a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de oferecer capacitação e promover um debate sobre os projetos para atendimento e inclusão das pessoas com autismo.
Durante o Fórum, que contou com a participação de mais de 200 pessoas, o público teve a oportunidade de refletir sobre a inclusão, diagnóstico, tratamento e as melhores práticas relacionadas ao TEA. A formação contou com a palestra da neuropsicóloga Karla Filó com o tema "Os desafios e descobertas no diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista em adultos", seguida abordagem prática da coordenadora da Unidade de Atendimento Especializado de Faria Lemos com a psicóloga Déborah Quintão "Transformando Realidades: Uma experiência exitosa no cuidado ao TEA em Faria Lemos" e a neuropsicopedagoga e mãe de dois autistas adultos Karla Coelho com o tema "Autismo além do olhar: Vivências, desafios e a urgência do diagnóstico na infância".
O I Fórum desempenha um papel fundamental na sensibilização, troca de conhecimentos e no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o atendimento a pessoas com autismo e suas famílias. O Secretário Municipal de Saúde, Felipe Fonseca, ressaltou a importância do evento e sua continuidade, “Este fórum é uma oportunidade para aprofundarmos nosso conhecimento e alinharmos práticas eficazes no atendimento ao autista. Nosso objetivo é avaliar os projetos que temos, criar políticas públicas, buscar fortalecer a inclusão e a participação das famílias e da sociedade, sempre com foco no acolhimento humanizado”.
O Secretário de Governança, Sérgio Camilo, pontuou que o grande passo foi a integração de setores diversos no Fórum Municipal. “Temos que capacitar profissionais da saúde, educação e assistência social, assim como trazer toda a sociedade organizada, as famílias, as igrejas para a discussão da temática do autismo”.
O Fórum do Espectro Autista contou com a presença do Prefeito Zé Braz, da Presidente da Câmara Municipal Lucilene Ornelas (Leninha) e vários vereadores, prefeito de Faria Lemos Gilberto Damas, Superintendente Regional de Saúde Victor Carvalho, Secretário Executivo do CIS-Caparaó Felipe Clemente, Sargento Neto e Soldado Almança (Polícia Militar), secretários municipais, representantes de municípios vizinhos, familiares de pessoas com TEA, profissionais da saúde e da educação, estudantes e cuidadores.