MANHUAÇU (MG) - Conselheiros do Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu) se reuniram com a equipe técnica da W2 Engenharia, empresa executora das ações da Iniciativa Rio Vivo, para monitorar o progresso das ações ambientais na bacia.  Cerca de R$ 4 milhões serão investidos pelo Comitê para a realização das intervenções. Até o momento, 37 nascentes já foram cercadas.
Durante o encontro, responsabilidades foram alinhadas e a realidade social das comunidades contempladas foram debatidas. Estiveram presentes na reunião o presidente do CBH Manhuaçu, Genilson Tadeu; a vice-presidente, Flávia Dias Herculano; e o secretário-executivo, Senisi Rocha, além da mobilizadora social Jéssica Ferreira. A reunião ocorreu de forma online no dia 31 de julho.
Obras de saneamento rural começam a ser planejadas
A primeira fase da Iniciativa Rio Vivo também prevê a implantação de sistemas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto na bacia.
Até o momento, 24 nascentes situadas em propriedades rurais pertencentes ao município de São João do Manhuaçu foram cercadas e uma melhoria significativa da quantidade e qualidade da água nas comunidades alcançadas já é percebida. “Fico feliz em saber que o recurso que disponibilizamos para execução desses programas de preservação da água estão sendo aceitos pela comunidade como uma questão de qualidade de vida para eles”, afirmou o presidente do CBH Manhuaçu, Genilson Tadeu.
Também foi apresentado o quantitativo de cadastramento para as obras de saneamento rural. Ao todo 41 intervenções foram cadastradas em 23 propriedades.
Sobre o Rio Vivo 
O Rio Vivo é financiado pela cobrança pelo uso da água – instrumento econômico de gestão das águas que tem o objetivo de incentivar o uso racional e gerar recursos financeiros para investimentos na recuperação e preservação dos mananciais.   
Já foram destinados recursos para o desenvolvimento de projetos de esgotamento sanitário em propriedades rurais e de controle de geração de sedimentos. A iniciativa é promovida pelos Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Doce.