MANHUAÇU (MG) - O Procon de Manhuaçu, em parceria com o Procon Estadual do Ministério Público de Minas Gerais, promove no dia 9 de setembro a palestra “Revelando Direitos, Desarmando Golpes”, voltada para conscientizar a população sobre fraudes e armadilhas de consumo. O evento acontece às 10h, no edifício Unique, localizado na Rua Monsenhor Gonzalez, nº 350, primeiro andar.
Segundo o coordenador do Procon local, Glauco Macedo, a iniciativa busca orientar especialmente os idosos, principais vítimas de golpes digitais, telefônicos e financeiros. “Nossos idosos estão extremamente expostos a estelionatários. A palestra vai trazer informações sobre os golpes mais comuns e como se prevenir”, destacou.
Entre os temas que serão abordados estão: golpes envolvendo créditos consignados inexistentes; fraudes por telefone, como o falso sequestro de familiares; crimes digitais, incluindo phishing e roubo de dados pessoais.
De acordo com Glauco, a principal ferramenta para combater esse tipo de crime é a informação. “A conscientização e a antecipação do modo de agir do criminoso são as formas mais eficazes de prevenção. Depois que o golpe é aplicado, muitas vezes resta apenas tentar remediar a situação”, explicou.
A palestra contará com a presença de representantes do Procon Estadual, autoridades do Ministério Público e das forças de segurança. O encontro é gratuito e aberto à comunidade.