Portal Caparaó - Sindicato Rural inaugura sala de informática
Agronégocios

Sindicato Rural inaugura sala de informática

18/12/2009
Autoridades prestigiaram o encerramento do curso do GQC do Sindicato Rural

O Sindicato Rural de Manhuaçu encerra o ano com mais uma conquista: foi inaugurada Sala de Inclusão Digital na última terça-feira, 15, com a presença de representantes do Senar e da FAEMG. A noite festiva ainda marcou o encerramento de mais uma turma do curso de Gestão de Qualidade no Campo.

Reconhecido pelos investimentos e inovações, o Sindicato Rural de Manhuaçu é o quinta no estado a inaugurar sua sala de informática para promover a inclusão digital. O Presidente Lion da Costa e Silva quer levar para os produtores muito mais do que noções de informática. “A nossa proposta é de estar inserindo o produtor rural nesse meio digital, que é muito importante. Essa é uma ferramenta onde a gente vai filtrar todas as informações da internet. Teremos nesse curso um modelo de informações que o produtor vai poder utilizar mesmo, feitas para produtores rurais. Quem não tem acesso a internet e a informática está atrasado”, destacou.

Além de capacitar produtores rurais para terem acesso à internet, a iniciativa quer estender o serviço também às famílias dos agricultores. A dificuldade em obter informações sobre a atividade agrícola, como cotações, preços de produtos e direitos do agricultor, motivou o Senar e o Sindicato Rural a criar esse canal. Um profissional já foi capacitado em Manhuaçu para que o homem do campo aprenda a usar a internet como ferramenta de gestão da propriedade.

“Entendemos o produtor rural dentro desta vertente da eficiência da empresa rural. A nossa proposta é no sentido de se capacitar o produtor cada vez mais para ele ter mais chances de sucesso em sua propriedade” – afirmou.

CURSO

Durante a noite festiva, o Sindicato Rural também promoveu o encerramento do curso Gestão da Qualidade no Campo. Os produtores e seus encarregados tiveram a parte teórica na sala de aula e a parte prática na propriedade. A instrutora do Senar visitou dois dias em cada propriedade, ensinou e orientou sobre como administrar a propriedade.

Os resultados iniciais do GQC estão surpreendendo participantes e instrutores. De acordo com o superintendente do SENAR, Antônio do Carmo Neves, o diferencial do programa é o fato de ter sido estruturado para atender a realidade do produtor rural.

Grupo de produtores formados pelo curso de Qualidade no Campo

O GQC desenvolve ações educativas na busca de melhorias nos processos de gestão e da qualidade, gerenciamento de processos, implementação de indicadores de desempenho, recursos humanos, finanças, comercialização, marketing e produção. O produtor define a missão e os objetivos da propriedade, estabelece estratégias e metas a serem alcançadas.

“Através do conhecimento, os produtores abrem horizontes, aprendem novas experiências e também ensinam”, garantiu Lino da Costa e Silva.

RESERVA LEGAL

Lino ainda aproveitou para orientar os produtores que a averbação da reserva legal foi prorrogada para 11 de junho de 2011. “Ganhamos um prazo de 18 meses, mas quero alertar os produtores que não deixem para a última hora. Procurem o sindicato que teremos pessoas competentes para ajudar e facilitar nesse processo da reserva legal”, concluiu.

Carlos Henrique Cruz - 10:06 - contato@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.