CONTAGEM (MG) - O manhuaçuense Antônio Carlos Xavier da Gama (Toninho Gama) foi homenageado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) na comemoração dos 10 anos do Programa Hidroambiental “Contagem das Nascentes”, desenvolvido pela Prefeitura de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Durante o evento comemorativo, a equipe da Semad e convidados conheceram mais sobre o histórico do programa, sua metodologia, os avanços, os desafios, a relação com os parceiros e as perspectivas para as ações no futuro.
Na ocasião, o coordenador da fiscalização Eric Machado prestou homenagem a Toninho Gama, que foi o secretário de Meio Ambiente de Contagem na criação do programa, entre 2015 e 2016. Atualmente ele é o administrar adjunto da regional hipercentro de Belo Horizonte.
Toninho Gama já foi presidente da Associação Comercial e da Câmara de Vereadores de Manhuaçu, além de Secretário de Estado de Agronegócios de Minas Gerais. Ao agradecer a homenagem, ele lembrou que o “programa Contagem das Nascentes surgiu de uma ideia do Eric e de vários fiscais, parceiros na época e servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente por conta da necessidade de estar fazendo um pouco mais do que apenas fiscalizar, multar, enfim, eles queriam dar uma contribuição maior para as questões ambientais. E levaram até a mim a criação do programa Contagem das Nascentes, que seria um programa para cadastrar as nascentes existentes no município. Pudemos dar o apoio e toda a infraestrutura que eles precisavam e eu fico muito feliz de vir aqui hoje, dez anos depois, sabendo que centenas de nascentes hoje estão cadastradas e preservadas”, pontou.
Sobre o seminário de comemoração dos dez anos do programa, Toninho Gama reforçou que o evento teve como proposta refletir sobre o futuro. “É um momento de relembrar, mas também discutir como que vão ser os próximos 10 anos, os próximos 20 anos. E isso me deixou muito feliz, muito satisfeito e muito orgulhoso de poder estar aqui com essa equipe maravilhosa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município de Contagem”.
O superintendente de Fiscalização, Eric Machado, ressaltou os desafios de manter a iniciativa ao longo de uma década. Segundo ele, a continuidade é um dos maiores ganhos do Contagem das Nascentes. Ele explicou que a atualização constante é um dos fatores que permitiram a consolidação da iniciativa.
Atualmente, o programa possui 692 nascentes cadastradas no município.
Carlos Henrique Cruz | Portal Caparaó