TAPARUBA (MG) - O Parque de Exposições de Taparuba foi palco, nos dias 11 e 12 de setembro, da ExpoCafé 2025, evento que reuniu mais de 30 expositores, produtores rurais, especialistas e representantes do setor agropecuário. A programação contou com palestras técnicas, feira de negócios e o aguardado Concurso de Café Conilon, que premiou os melhores cafés do município.
Os produtores locais brilharam no Concurso de Café Conilon. O primeiro lugar ficou com Felipe Lourenço de Souza, que alcançou 89,25 pontos com uma bebida de notas complexas como avelã, chocolate, doce de leite, manteiga e creme de leite, acidez média-alta, corpo amanteigado e finalização longa e doce.
Na segunda colocação, Felipe de Oliveira Lacerda somou 85,25 pontos com um café de perfil mais frutado, com leve fermentação alcoólica, uva-passas e licor de jabuticaba. O terceiro lugar foi dividido entre Anderson Gonçalves da Silva e Janderson Mendes da Silva, ambos com 85 pontos. Suas amostras apresentaram notas de chocolate, caramelo, avelã, melaço e floral.
Palestras e inovação
Durante os dois dias de evento, os participantes também acompanharam palestras com foco em inovação e sustentabilidade. O especialista Anderson Pilon abordou os avanços e desafios da bananicultura na região. Já Jan da Vitória destacou o potencial do cacau como alternativa de renda para pequenos agricultores.
Sebastião Brinate participou da mesa redonda “Conilon 360”, ao lado de técnicos e especialistas, debatendo estratégias para impulsionar a cafeicultura conilon em todas as etapas da produção. Abrão Verdin, por sua vez, apresentou as mais recentes tecnologias voltadas à melhoria da qualidade e produtividade dos cafés.
Apoio ao agronegócio
Durante a abertura do evento, o prefeito Joaquim Carlos reforçou o compromisso da administração municipal com o fortalecimento do agronegócio local. “Nosso objetivo é oferecer conhecimento, tecnologia e oportunidades para que o produtor rural de Taparuba cresça e tenha cada vez mais destaque no cenário estadual”, afirmou.