Portal Caparaó - Novo golpe utiliza contato no Facebook e ligação de vídeo
Segurança

Novo golpe utiliza contato no Facebook e ligação de vídeo

17/09/2025 - Atualizado em 17/09/2025 08h37

MANHUAÇU (MG) - Uma mulher de 35 anos, moradora de Manhuaçu, foi vítima de um golpe de estelionato ao tentar comprar uma motocicleta anunciada em uma rede social. O crime foi registrado nesta terça-feira (16), na 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil.

A vítima relatou à polícia que se interessou por um anúncio no Facebook, com preço atrativo, e entrou em contato com uma pessoa que se identificava como Rafaela, utilizando o número (73) 9800-7795. As conversas duraram cerca de um mês, até que a suposta vendedora pediu uma transferência simbólica de R$ 5 para cobrir uma “taxa de transportadora”.

Em seguida, a golpista convenceu a mulher a realizar uma chamada de vídeo para reconhecimento facial, alegando ser necessária para rastrear o transporte do veículo. A partir disso, os criminosos conseguiram acesso aos dados bancários da vítima e habilitaram a conta em outro dispositivo, usando fraude no sistema de reconhecimento facial.

Logo após o golpe, os aplicativos PicPay e WhatsApp foram desinstalados automaticamente do celular da vítima, impedindo o uso e recuperação das contas. A mulher informou que havia R$ 8.100 em sua conta bancária, valor que seria utilizado na compra da moto.

O caso segue em investigação.

Redação do Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.