MANHUAÇU (MG) - O Projeto Cidadania, da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Manhuaçu, recebeu na manhã desta quarta-feira (17/09) 28 alunos da Escola do Futuro. Os estudantes visitaram a sede do poder legislativo e participaram do programa que tem como objetivo divulgar informações sobre o funcionamento da câmara.
Nesta edição, o Projeto Cidadania aconteceu em duas etapas. A primeira delas ocorreu na própria escola e consistiu na simulação de uma eleição entre os estudantes. Eles escolheram por voto 17 alunos para compor o plenário da câmara, como se fosse a representação dos próprios vereadores eleitos em Manhuaçu.
A segunda etapa aconteceu durante a visita dos estudantes na manhã desta quarta-feira na sede do poder legislativo. Já com os alunos eleitos ocupando o plenário, foi possível simular uma reunião ordinária. A mesa diretora foi composta e os estudantes se dividiram em oposição e situação para debater um projeto de lei fictício.
Elaborado pelos próprios alunos, a matéria legislativa propunha instituir em Manhuaçu o programa “Rede de Auxílio Físico”. O objetivo do projeto era ajudar cidadãos de baixa renda a manter a vida saudável no município. A matéria apresentada propunha inclusive o uso de aplicativo por parte da população para a realização de atendimentos de saúde.
Debates
Após a apresentação do projeto, oposição e situação debateram o conteúdo do documento estruturado em sete artigos. Foram expostos argumentos favoráveis e contrários à proposição. No momento da votação, o projeto foi rejeitado por nove votos a sete. A atividade teve a orientação da equipe da Escola do Legislativo.
Os estudantes estavam acompanhados da professora Luciene Sad e da assessora de marketing da Escola do Futuro, Rafaela Sad. O grupo foi recebido pelo diretor geral da câmara, Senisi Rocha, pelo chefe de gabinete da presidência, Igor de Souza, e pelo professor da Escola do Legislativo, João Paulo de Souza Andrade.
No início da atividade, os alunos conheceram a galeria de ex-presidentes Deputado Jorge Hannas e o anfiteatro da casa. Já no plenário, Senisi Rocha deu as boas vindas ao grupo e ressaltou a importância da política como elemento que interfere na vida de todos na sociedade. Daí, segundo ele, ser relevante a participação da população para entender as funções dos poderes. Em seguida, houve a exibição de um vídeo institucional sobre as atividades desenvolvidas pelos vereadores.
Ao final do Projeto Cidadania, a professora Luciene Sad elogiou o desempenho de seus alunos, que considerou de “alto nível”. Já João Paulo de Souza Andrade, da Escola do Legislativo, destacou que o projeto apresentado pelos estudantes teria potencial inclusive para virar lei em Manhuaçu.