Portal Caparaó - Vereadores visitam casas de apoio em BH para pacientes de Manhuaçu
Política

Vereadores visitam casas de apoio em BH para pacientes de Manhuaçu

25/09/2025 - Atualizado em 25/09/2025 11h42

BELO HORIZONTE (MG) - Vereadores da Comissão de Saúde da Câmara de Manhuaçu realizaram duas visitas técnicas em Belo Horizonte com o objetivo de conhecer a estrutura e o funcionamento de três casas de apoio que podem ser utilizadas por pacientes do município em tratamento na capital.

As visitas ocorreram em abril e no mês de agosto, e contaram com a presença dos vereadores Allan do Alaor, Adenilza da Saúde e Clovis Pires, além da presidente da Câmara, Rose Mary, na primeira reunião, e do Secretário de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau, na segunda.

Três locais visitados

Durante as agendas, os representantes visitaram as seguintes instituições: Nossa Casa, localizada no bairro Floresta; Pingo de Ouro, e Casa Boulevard, ambas no bairro Santa Efigênia. Além disso, eles se encontraram com o médico e ex-secretário de saúde de Manhuaçu, Dr. Luiz Prata, na capital mineira.

As casas de apoio oferecem hospedagem, alimentação e apoio aos pacientes e acompanhantes que precisam permanecer em Belo Horizonte para consultas, exames ou tratamentos médicos. O objetivo das visitas foi verificar de perto as condições de acolhimento e a infraestrutura dos locais para avaliar futuras parcerias e garantir mais dignidade aos cidadãos de Manhuaçu que necessitam de atendimento fora do domicílio.

Apoio aos pacientes

De acordo com os vereadores, a demanda sensibilizou o governo da prefeita Imaculada, pois muitos pacientes enfrentam dificuldades ao viajar para Belo Horizonte, especialmente os que não têm familiares na cidade. As casas de apoio surgem como alternativa para evitar que esses pacientes permaneçam em espaços públicos ou enfrentem custos elevados com hospedagem.

“Queremos assegurar que quem sai de Manhuaçu para se tratar em BH possa contar com um lugar seguro, com acolhimento, alimentação e dignidade”, destacou o vereador Allan do Alaor, presidente da Comissão de Saúde.

A iniciativa da Câmara faz parte dos esforços para melhorar as condições do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e garantir que os recursos públicos sejam aplicados com responsabilidade e em benefício direto da população.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.